A ARTE DE ENSINAR QUÍMICA / Valmir dos Passos Souza Araújo

O processo de aprendizagem depende essencialmente da boa comunicação e de estratégias pedagógicas efetivas. O livro ?A Arte de Ensinar Química? propõe sugestões que visam facilitar o trabalho pedagógico do professor na elaboração de atividades alternativas nas disciplinas de Química e ciências afins.

A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ÉTICO / Bianca Maria

Conceitos de família e escola contemporâneas e sua correlação com a constituição do sujeito em sua dimensão ética são assuntos abordados neste livro, tais como falta de limites, dificuldades em responder às demandas da sociedade, dificuldade em se colocar no lugar do outro, impulsividade expressa nos comportamentos excessivos nas compras, alimentação, uso de substâncias, bebidas, comportamento imprudente no trânsito e problemas educacionais cotidianos.

A MISSÃO DE EDUCAR / Elzio D'Arienzo

A MISSÃO DE EDUCAR oferece uma proposta para melhorar a qualidade do ensino da educação básica ministrada na escola pública, assunto que está presente quase que diariamente nos meios de comunicação. Este livro procura focalizar os problemas que cercam a educação básica de forma diferente do que se tem observado, pois a principal finalidade desta obra é oferecer soluções objetivas para melhorar a qualidade do ensino. Um bom exemplo é o que se relaciona às universalizações, a do direito ao acesso a escola, já atendido, e a do direito ao ensino de qualidade.

AFORISMOS, MEMÓRIAS, REFLEXÕES, SOBRE O EDUCAR / Irineu Xavier Cotrim

Quem vai ler este livro? Quando o escrevente escreve, o faz por necessidade. A escrita é um lavar da alma: ficamos satisfeitos com a importância da escrita em nossa caminhada, funciona muito bem como terapia. A leitura é uma forma de libertação do homem e de permitir-lhe acesso, não importa quão humilde seja sua origem, ao universo do saber e da cultura. Um convite à felicidade pelas coisas mais simples. Um desafio ao espírito crítico que jaz adormecido em cada pessoa.

AMOR: ÚNICA RIQUEZA QUE TRAZ FELICIDADE / Irineu Xavier Cotrim

Em Amor: única riqueza que traz felicidade, o autor faz uma descrição dos valores existentes e propagandeados na cultura ocidental, em que se percebe desarmonia entre o ser e o ter. Na sociedade capitalista e neoliberal tudo caminha numa bifurcação para o individualismo. Desde a infância a educação é forjada aos condicionamentos sociais, o incentivo ao consumo desenfreado, trazendo várias consequências, individuais e sociais, de marasmo e infelicidades, pesando mais o materialismo = individualismo do que a solidariedade = espiritualidade.

ATIVIDADES GERANDO AÇÃO / Angela Ballacchino / Cida Fernandes

Este Livro de Atividades foi fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e tem como objetivo proporcionar aos leitores, de forma divertida, uma reflexão sobre a importância de praticarmos ética e cidadania, resgatar valores esquecidos e aprender a conviver com as diferenças contribuindo assim na construção da verdadeira inclusão social, pois sabemos que unidos (sociedade, professores, pais e alunos) podemos formar cidadãos conscientes e motivados para garantir um mundo melhor.

CANTAR PARA NÃO DESENCANTAR / Espedito Cardoso de Araújo

Trata de uma experiência pedagógica premiada pelo MEC com o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, aplicada em duas turmas de 4o. ano do Ensino Fundamental. Através da musicalização dos conteúdos (produção de paródias), conseguiu-se eliminar a evasão e a repetência.

 

COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS SOCIAIS DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA À SAÚDE NA CIDADE DO RECIFE: O AGENTE DE SAÚDE EM FOCO / Martha Priscila Bezerra Pereira

A Estratégia Saúde da Família e o Programa de Saúde Ambiental, políticas públicas implantadas na cidade do Recife ? PE, implicam em práticas sociais que tanto produzem espaços educativos como são resultantes desses espaços. Elas correspondem a competências e habilidades sociais capazes de fazer com que os integrantes dessas políticas, em especial os agentes de saúde, desenvolvam um conhecimento geográfico capaz de promover a materialização dessas políticas.

DESABAFOS DE UM PROFESSOR / Prof. Rogerio Mazzini

Este livro não é um manual de Pedagogia, pois o autor não pretende ensinar ou formar professores, nem propagar ?receitinhas de bolo?, como: ?Faça isso e aquilo, e o seu trabalho em sala de aula será um sucesso!?. Livros para iludir professores e população já existem aos montes nas prateleiras de livrarias.

DESENCANTANDO PALAVRAS / Getulino do Espírito Santo Maciel

"... para a condição humana, a palavra que veste o pensamento, há de ser, a um tempo, fator de unificação de alguns e fator de separação de muitos, porque essa palavra tem de ser carne de nossa carne, palavra bebida com o leite materno, empapada no sangue de nossas experiências dolorosas, palavra ouvida em torno da soleira da nossa porta, palavra que nos diz que somos diferentes da turbamulta que pulula sobre a Terra e nos filia num clã.

EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA / Tânia Tonelli

Durante a minha infância e juventude morei em um sítio. A escola ficava longe da minha casa; para poder estudar precisava caminhar quatro quilômetros para ir e o mesmo tanto no retorno. Com esforço consegui terminar o ensino fundamental, mas precisei parar de estudar para ajudar a minha família trabalhando na roça. Quando me tornei adulta, mecanizaram o serviço do campo, então mudei para a cidade.

ERA ASSIM QUE SE EDUCAVA... / Zuleika Melhem

O professor é um ser privilegiado, escolhido por Deus para trabalhar na sua obra-prima. Que dádiva maravilhosa! Será que estamos correspondendo a essa confiança ilimitada? Será que estamos trabalhando bem esse maravilhoso material? Será que temos procurado descobrir e desenvolver toda a sua potencialidade?

ESCOLA UM POUCO / Carlos de Morais

Este livro não é nada mais que uma repetição de tudo quanto o autor defendeu durante sua vida profissional. Ele resume uma luta contra os desmandos e as utopias postas em prática nas escolas paulistas pelos especialistas em educação, ignorando a prática nas salas de aula e marginalizando o professor.

ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL / Vera Melis

Este livro discute a importância dos espaços escolares no processo de aprendizagem das crianças e professores, convidando os leitores a revisitar sua memória docente. Esta volta ao passado, não tão distante, conduz cada professor leitor a pensar em sua atuação. Identificar ações realizadas fundamentadas nas necessidades e expectativas das crianças é o ponto de partida para construir uma metodologia que respeite a infância e proponha atividades para que esta seja vivida.

INTERCÂMBIO / Adriana Sobrinho

Chamo-me Adriana Sobrinho, nasci em Recife (PE) e tenho especialização em Sociologia das Organizações. Venho de uma família simples, mas sempre tive muita vontade de crescer profissionalmente. Dou exemplo de que seguir na trilha do bem é fundamental. Cada um deve conquistar o seu espaço por mérito próprio, tentando aprimorar e não destruir o que o outro já construiu.

MÃE DO AMOR MAIOR / Ana Maria Mantovani

Leia este livro e veja as dicas para você ser uma Mãe mais feliz. Não existe no mundo uma universidade para formar Mães, então vamos dar as mãos e nos juntar. Por que será que o desejo de ser Mãe mexe tanto com a gente? Este livro é para todas as Mães do mundo, especialmente para as Mães que lutam na tentativa de dar aos seus filhos uma vida melhor, com dignidade, coragem, sabedoria, educação, respeito e, principalmente, muito Amor!

O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL / Elizabeth Pacchini / Sandra Sanches Raymundo

A narrativa aqui apresentada traz ao educador da infância a possibilidade de refletir sobre sua prática educativa e a capacidade de propor desafios e ousadias no trabalho cotidiano. A mudança não é fácil e exige um exercício de desapego a padrões mentais já internalizados e cerceadores do novo. Ao descongelarem-se velhas práticas, sistematizam-se novas experiências, desenvolvem-se novas habilidades e competências, estabelecem-se novas visões de mundo.

O RESGATE DA MÃE TERRA / Ana Maria Caldas

Esse texto tem como principal objetivo a Educação Ambiental para escolas ou crianças e jovens em geral, daí a presença de um sutil didatismo, contudo, os símbolos dramatúrgicos também figuram, legitimando-o em peça para teatro.

OLHOS DA GRUTA - SUPLEMENTO TÉCNICO PARA EDUCADORES / Angela Maria Tavares

Este trabalho apresenta um panorama acerca das possibilidades na construção coletiva do projeto pedagógico contextualizado, com base no desenvolvimento sustentável e alicerçado em pensadores como Paulo Freire, Celestrin Freinet entre outros autores, que contribuem significativamente apontando horizontes no desafio de educação para o povo, numa perspectiva libertadora e transformadora.

OLHOS DA GRUTA / Angela Maria Tavares

Olhos da gruta é o encontro entre fantasia e realidade nesta viagem fantástica num maravilhoso piquenique que acontece com um grupo de crianças, adolescentes, professores e moradores do bairro, numa gruta denominada Gruta Dainese, que está situada no município de Americana (SP). Olhos da gruta se refere a um personagem de grande sensibilidade e poder que, na literatura grega, aparece como um ser vivo mensageiro de sabedoria, que é a coruja.

PRIMEIRO CURRÍCULO DAS ESCOLAS-MODELO REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NO BRASIL E NA ARGENTINA / Raquel Josefina de Oliveira Lima / Maria Cristina Sanna

Esta obra é produto da tese de doutorado defendida na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Teve como objeto de estudo comparar as primeiras escolas-modelo referência na formação do enfermeiro no Brasil e na Argentina. Foi realizado um estudo histórico documental e comparativo das escolas do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Brasil, e da Escuela Cecilia Grierson, em Buenos Aires, Argentina.

XADREZ COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO DESINTERESSE PELA EDUCAÇÃO FORMAL / Sergio Demetre

Xadrez como Instrumento de Combate ao Desinteresse pela Educação Formal é um livro construído e embasado em uma experiência aplicada na Escola Estadual Professora Helena Loureiro Rossi, cidade de Poá, na região da Grande São Paulo (SP). Por isso tem como mérito discutir a educação a partir do ponto de vista do professor, que está no cotidiano da vida escolar, expondo as contradições do sistema, método organizativo burocrático que se contrapõe à falácia dos governantes e principalmente demonstra a possibilidade e a necessidade de se construir espaços agradáveis de ensino-aprendizagem.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home