A ESCOLA NO SEU DIA-A-DIA / Irineu Morelo Júnior

Para pensar sobre Educação... Seremos uma Sociedade consciente com uma Educação consistente! Então... teremos que repensar as pedagogias que modelam a Escola. Mudanças iniciam-se pela base, ou seja, por seus construtores, professoras e professores... Como começar essas mudanças, já que somos nós os construtores? Primeiramente, precisaríamos de uma reflexão sobre o que é a Escola, o que é a Educação, o que é a Sociedade. Enfim, quem somos? Como criar uma Escola educativa, participativa e que integre o ser social dentro de uma justiça que é inerente a cada um que nasceu neste nosso mundo complexo e nesta sociedade, muitas vezes injusta e discriminatória em muitos sentidos? Uma das soluções é a REFLEXÃO. A reflexão é a busca coletiva de um caminho que passa pela Pedagogia, ou seja, o modelo que as escolas utilizam para organizar-se dentro de uma sociedade complexa, dinâmica e que se transforma a cada momento, muito mais rapidamente do que se transformava tempos atrás. Estamos vivenciando uma época das informações instantâneas. Como a Escola pode lidar com isso e se transformar para não domesticar seus integrantes ou simplesmente aceitar integralmente o que vem de fora? Ou seja, proporcionar uma integração com o que vem de fora e o que está no intramuros! Então, temos que ter uma REFLEXÃO a partir da base: seus construtores, ou seja: professoras e professores, e a partir daí incluir os alunos e alunas, funcionários, comunidades, etc..., até chegar às ações políticas e mudanças na legislação. O fim primeiro e último da Educação é a formação do Homo politicus. Será que poderíamos construir uma nova Pedagogia ou quem sabe uma Ciência da Pedagogia, desta feita focada na Teoria dos Sistemas, Sistemas Dinâmicos Afastados do Equilíbrio, apoiando-se na Teoria do Caos Determinista e dos Fractais, Complexidade, Auto-Organização, Autopoiese, Teoria da Informação, Topologia, e fazer tudo se fundir com a cognição? Como poderíamos ampliar nossas Pedagogias dentro desse novo Paradigma das Ciências Pós-Modernas?

Este livro é uma coletânea de vários textos escritos em momentos distintos da minha vida e principalmente após a minha aposentadoria. Está separado em três momentos: uma síntese sobre a minha trajetória no Sistema Público de Educação; onde estamos e para onde podemos ir, como uma reflexão sobre a sociedade atual; e, por fim, as minhas considerações sobre uma Pedagogia dos Sistemas Dinâmicos Abertos e Adaptativos como proposta para uma Nova Ciência Pedagógica! Os textos fazem parte das minhas vivências e, também, da minha carreira na área da Educação nas secretarias do estado e também do munícipio de São Paulo. Foram motivados, não poderia ser de outra forma, pelas minhas experiências principalmente como professor da disciplina de Ciências para o ensino fundamental e também como diretor de escola, cargos que exerci, concomitantemente, até a aposentadoria. A condição de ser professor e ao mesmo tempo diretor de escola me deu a oportunidade de viver os dois lados da Educação e ver possibilidades, bem como dificuldades, no fazer Educação e pensar em uma pedagogia focada na Teoria dos Sistemas, Sistemas Dinâmicos Afastados do Equilíbrio, apoiando-se na Teoria do Caos Determinista e dos Fractais, Complexidade, Auto-Organização, Autopoiese, Teoria da Informação e Cognição, temas que sempre foram presentes nas minhas leituras e debates. Claro, aprendi muito com os alunos e alunas e nas minhas vivências nas relações intraescolares, aprendizado que deu origem aos textos que agora se tornam livro.

Irineu Morelo Júnior possui licenciatura em Ciências, Matemática e Pedagogia. Na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo atuou como professor de Matemática (1980-1986) e diretor de escola (1987-2006); já na Secretaria de Educação do Município de São Paulo foi professor de Ciências (1979-2011), diretor de escola (2007-2018) e supervisor escolar (2008). Participou de vários cursos e grupos de estudos na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), na área de Semiótica da Pontifícia Universidade Católica (PUC), e Pós-Graduação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem como área de interesse e pesquisa: Sistemas Dinâmicos Afastados do Equilíbrio e o Caos Determinista. A complexidade da natureza sempre foi a sua maior e melhor visão para tentar entender o que somos.

Serviço:

A Escola no seu Dia-a-Dia:
Uma Reflexão
Irineu Morelo Júnior
Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-65-5529-522-1
Formato 16 x 23 cm
236 páginas
1ª edição - 2021
Preço: R$ 48,50

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home