TRABALHADORES CONSTRUINDO SUA ESCOLA / Marinice da Silva Fortunato

Os livros de História da Educação Brasileira tratam muito pouco das experiências educacionais populares acontecidas no período 1900-1920, apesar de ter havido engajamento de vários setores sociais na luta por escolas (sociedades liberais, livres pensadores, anarquistas, anticlericais, intelectuais, jornalistas, republicanos, maçons, espíritas) bem como movimentos operários (Ligas, Associações, Sindicatos, Centros de Cultura, Ateneus, Escolas Operárias, Universidades Livres) tanto no nível nacional como internacional. A Escola Moderna N.1 será modelo de um sistema escolar público, não estatal, não confessional defendendo um modelo pedagógico de autogestão que leve à construção de uma sociedade ácrata. Não se trata de absorver mecanicamente esta experiência, sem a devida contextualização no aqui e agora. Entender nossa História significa entender o presente, presente que está no hoje e também no passado.

Este livro apresenta a experiência da Escola Moderna Número 1, acontecida no Brasil (1900-1920), escola que objetivava formar indivíduos capazes de autogerirem sua própria vida e de construírem uma sociedade ácrata. Significava a negação do autoritarismo no ensino, do estatismo e do confessionismo, rumo a uma educação livre, moderna, não privada e não estatal. Na verdade, o livro é uma síntese da tese de mestrado apresentada na PUC-SP (1992) e pretende, no momento, ser um convite para uma reflexão sobre educação, sobre escola, convite feito a toda a população que tem filhos na escola pública estatal, aos professores e estudantes, militantes ou não de sindicatos, na esperança de se ver efetivada a construção, quem sabe, de uma escola pública autogerida segundo os interesses de todos os cidadãos – escola que tenha como preocupação a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária. Estimulemos a autogestão pedagógica no caminho da autogestão social.

Marinice da Silva Fortunato nasceu em Regente Feijó (SP) em 1944. Trabalhou na rede escolar pública do estado de São Paulo, desde 1962, como professora, coordenadora pedagógica, e se aposentou como supervisora de ensino. Sua tese de Mestrado (Uma Experiência Educacional de Autogestão. A Escola Moderna N. 1 na Sua Gênese – 1992) e de Doutorado (A Categoria Solidariedade Humana no Pensamento de Kropotkin – 1998), ambas apresentadas na PUC-SP, buscavam respostas para sua grande preocupação: a integração escola-comunidade-sociedade. Lecionou na Universidade ABC (São Caetano do Sul) e na Faculdade Ciências e Letras de Ribeirão Pires. Participa, desde 1965, do movimento internacional em defesa da escola pública, laica e gratuita (Equipe Docente).

Serviço:

Trabalhadores Construindo Sua Escola:
(Brasil, 1900-1920)
Marinice da Silva Fortunato

Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-65-5529-832-1
Formato 14 x 21 cm 
140 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home