O COSMOPOLITA / Silvio Pereira da Silva

A obra O Cosmopolita, do nosso amigo e confrade da Casa do Poeta de Alagoinhas, Dr. Silvio Pereira da Silva, advogado por profissão, músico, poeta, compositor, é um romance que tem como pano de fundo Alagoinhas e região. Propicia que se conheça sua história, sua linguagem. Seus personagens são fictícios, o enredo obedece à linearidade de fatos, sentimentos e emoções contados na história em sequência temporal, culminando com o presente pandêmico. O enredo desenvolve perfeitamente a trama, sendo construído para que o tema central seja atingido. Tudo o que se espera numa narrativa envolvente, rica de surpresas, fatos e situações divertidas, a exemplo dos cacoetes e vícios de linguagem do interior, o que faz dele uma leitura descontraída. O Cosmopolita nos lembra Londres, lugar em que vivem pessoas de vários países. Alagoinhas está virando cosmopolita?! O protagonista John é quase um diplomata, pessoa que viaja e conhece muitos países. Além da carga emotiva e hilária descrita com foco na vida interiorana, por isso mesmo um romance regionalista, embora com traços realistas, dado o cientificismo nele incluso, é um retrato de como é feliz o baiano, isso por saber encarar com prazer a diversidade cultural, social e racial. Quem sabe aí não estaria o Segredo da Felicidade?!
José Olívio - Escritor, graduado em Letras pela UNEB e pós-graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Faculdade Santíssimo Sacramento.

O autor do romance O Cosmopolita, Silvio Pereira da Silva, nasceu na cidade de Alagoinhas, na Bahia, cidade a 107 km da capital Salvador. Filho do segundo casamento do seu pai, José Pereira da Silva, com sua mãe, Joaquina Moraes da Silva, falecidos. Dr. Silvio Pereira, como assim é conhecido na região, diplomou-se no ano 2000 em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro (FBCJ), é pós-graduado em Ciências Criminais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e licenciou-se em História Geral pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2002, sendo que, desde 1993, ingressara por meio de vestibular da época com interrupção no último ano para a sua conclusão para iniciar os estudos das Ciências Jurídicas. O autor participou de diversos congressos e seminários pelo Brasil e do curso de extensão em Ciências Políticas Brasil Pensa Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Antes de ingressar nos cursos de História e Direito, ainda no final da década 80, formou-se em Desenho Técnico com o título de Desenhista de Arquitetura com inscrição no CREA da Bahia por mais de dez anos, quando exerceu a profissão de Desenhista de Arquitetura, inclusive no serviço público municipal, em cargos efetivos e em comissão. Poeta por vocação, publicou diversos artigos e poemas em revistas e jornais da Bahia. Como estudante, em sua adolescência, foi um dos fundadores do Grêmio Livre do maior colégio da região, por nome Centro Integrado Luiz Navarro de Brito, na cidade de Alagoinhas, hoje extinto. Foi representante discente do Departamento de História da UNEB, campus Alagoinhas, fez parte da colação de grau como representante da turma e foi o orador na colação de grau do Curso de Direito do Estado do Rio de Janeiro. Foi estagiário concursado da Defensoria do Rio de Janeiro e ao final foi homenageado com elogios no Diário Oficial do Poder Executivo daquele estado pela relevância da prestação de serviço aos jurisdicionados. Aprovado no Exame de Ordem, exerce a profissão de Advogado com afinco e denodo, sempre ocupa cargos importantes na 10ª Subseção da OAB/BA e por duas vezes ocupara o cargo de Presidente da Comissão de Prerrogativas na região litoral norte e agreste da Bahia. Faz parte da diretoria da Casa do Poeta da cidade de Alagoinhas, assim como representa o Departamento Jurídico do Alagoinhas Atlético Clube – vice-campeão baiano de 2020. Atua e faz participação como comentarista jurídico e político na Rádio 93 FM, com inscrição no Ministério do Trabalho e Emprego – DRT. Escreve desde a adolescência, é compositor, escritor e ex-professor do estado da Bahia, das cidades de Pedrão e Araçás. Foi também educador da fundação São Matinho no estado do Rio de Janeiro, quando estudante de Direito. No esporte, foi Presidente da Liga Suburbana de Futebol, Diretor Financeiro da Liga Desportiva de Alagoinhas e advogado do Alagoinhas Atlético Clube, além de conselheiro atualmente.
PUBLICAÇÕES
Artigos:
O leitor cidadão. Silva, Silvio Pereira. Jornal A Tarde, p. 06, coluna Judiciárias. Salvador, Bahia. 11 de julho de 2008.
TJBA nomeia para a Comarca de Alagoinhas e região. Silva, Silvio Pereira. Jornal Gazetas dos Municípios, p. 05. Alagoinhas, Bahia. 15 de outubro de 2007.
Apropriação de bem público ou particular. Silva, Silvio Pereira. Jornal A Tarde, p. 06, coluna Judiciárias. Salvador, Bahia. 04 de fevereiro de 2007.
Democracia e o referendo popular. Silva, Silvio Pereira. Jornal A Tarde, p. 06, coluna Judiciárias. Salvador, Bahia. 18 de julho de 2005.
O princípio da legalidade na CPI. Silva, Silvio Pereira. Jornal A Tarde, p. 06, coluna Judiciárias. Salvador, Bahia. 07 de julho de 2005.
Nenhum argumento justifica a opressão. Silva, Silvio Pereira. Jornal Gazetas dos Municípios, p. 10. Alagoinhas, Bahia. 30 de julho de 2005.
É ilegal a cobrança da taxa, sem a devida prestação de serviço. Silva, Silvio Pereira. Jornal A Tarde, p. 06, coluna Judiciárias. Salvador, Bahia. 24 de abril de 2005.
O Sindicalismo no Brasil na década de 20. Anarcossindicalismo (1ª parte). Silva, Silvio Pereira. Jornal Alagoinhas, p. 02. Alagoinhas, Bahia. Maio de 2002.
O Sindicalismo no Brasil na década de 20. Anarcossindicalismo (2ª parte). Silva, Silvio Pereira. Jornal Alagoinhas, p. 02. Alagoinhas, Bahia. Maio de 2002.
Deus Tancredo, o povo e a liberdade. Silva, Silvio Pereira. Jornal Folha da Terra. 1986.
Participação em antologia literária:
O mar e o ar. Silva, Silvio Pereira. Rio de Janeiro: Shogun Arte Editora, 1986. p. 78. Prêmio de publicação – V Concurso Raimundo Correia de Poesia.

Serviço:

O Cosmopolita
Silvio Pereira da Silva

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-65-5529-284-8
Formato 14 x 21 cm 
392 páginas
1ª edição - 2021
Preço: R$ 70,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home