DOCUMENTOS AVALIATIVOS / Katlen Böhm Grando



Relatar os processos de aprendizagem das crianças é uma oportunidade de contar um fragmento da história de vida de alguém. Junto a essa oportunidade, caminha a responsabilidade sobre as informações que são disponibilizadas pelas professoras nos documentos avaliativos. O livro “Documentos Avaliativos: 30 perguntas para qualificar a escrita de relatórios e pareceres” nasce a partir da demanda relatada por centenas de professoras que atuam na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, referente à dificuldade em elaborar bons relatórios avaliativos. A obra propõe-se a despertar o pensamento crítico-reflexivo das professoras sobre suas próprias escritas, ao instigá-las a refletir sobre perguntas acerca dos processos que antecedem a elaboração dos relatórios e pareceres e à escrita de maneira específica. Com linguagem próxima de quem atua no cotidiano escolar e repleta de exemplos que pretendem ser inspiração para a elaboração dos documentos avaliativos, a obra trata sobre a temática da avaliação de forma leve e fundamentada em autores que são referência nesse campo de estudos.

Destinada a professoras e coordenadoras que atuam na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a obra Documentos Avaliativos: 30 perguntas para qualificar a escrita de relatórios e pareceres tem como objetivo instigar a reflexividade pedagógica. Com linguagem próxima de quem atua no cotidiano escolar e repleta de exemplos que pretendem ser inspiração para a elaboração dos documentos avaliativos, trata sobre a temática da avaliação de forma leve e fundamentada em autores que são referência nesse campo de estudos. As 30 perguntas de cunho prático-reflexivo propostas na obra levam as professoras a refletirem de modo crítico sobre suas próprias escritas. Trata-se, portanto, de uma obra eminentemente prática, elaborada a partir da leitura e revisão de mais de 3.000 relatórios avaliativos realizadas pela autora, que, a partir dessa vivência, se propõe a ensinar professoras a elaborarem uma escrita respeitosa e significativa nos documentos avaliativos.

Meu nome é Katlen Böhm Grando, resido no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, sou filha, esposa, formadora de professoras e mãe de duas joias preciosas! Também sou pedagoga, formada pela UNISINOS. Cursei uma especialização em Neurociências e Educação pelo ISEI, sou mestra em Educação pela PUCRS e doutora em Educação pela UFPEL. Atuo na área da educação há mais de 20 anos, tendo experiência docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de redes públicas e privadas. Desde 2012 atuo na formação de professoras, sendo professora convidada em cursos de especialização e extensão universitária. Junto ao MEC, atuei no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e compus a equipe avaliadora do PNLD 2022 (objetos 1 e 3) para a Educação Infantil. Em 2021 iniciei um projeto autoral na plataforma Instagram, através do qual socializo conteúdos relativos a temáticas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente sobre avaliação, escrita de relatórios e alfabetização. O projeto pode ser acessado pelo perfil @katlen.grando. Na sequência, expandi minha atuação, abrangendo outras redes sociais, como YouTube (@katlen grando) e TikTok (@katlen.grando), além do meu site: www.katlengrando.com.
Meu desejo é estar cada vez mais próxima das professoras, seja virtual ou presencialmente. Fico grata por você estar comigo nessa linda jornada que busca qualificar nossa atuação no campo educacional!

Serviço:

Documentos Avaliativos:
30 Perguntas Para Qualificar a Escrita de Relatórios e Pareceres
Katlen Böhm Grando

Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-6902-1
Formato 14 x 21 cm
148 páginas
2ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home