Merari Tavares

Merari Tavares nasceu em São Paulo, em 7 de agosto de 1990.
Desde pequena já tinha hábito de ler livros infantis. Seu maior hobby ininterruptamente foram livros. Aos doze anos de idade nasceu um anseio intenso de ser escritora. Com apenas treze anos rascunhou seu primeiro livro.
Musicista. É Graduada em Letras, licenciada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela FAAT – Faculdades Atibaia e Extensão em Produção Editorial - UNIL - Universidade do Livro.
Autora dos livros: Rháuwey – Uma Escola do Barulho; Florência - A Borboleta que virou Bailarina/ Presentes de Natal – A Árvore Mágica; Minha Namorada Virtual, 30 Minutos com um estranho e 597 Cartas de Amor – E se você tivesse escolha de mudar  passado?
Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.
Destaque especial: o nome de Merari Tavares foi chancelado na placa de metal no Museu Conde de Linhares – São Cristóvão – RJ – Centro de Expressões Culturais – Antologia Histórica em Homenagem ao Conde de Linhares (Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2012).
Além de livros que escreve, adora ler! Lê muitas obras, de múltiplos autores, em especial, romances e aventuras.
No ano de 2012/2013 esteve na Feria del Libro, de Buenos Aires, e também, na Casa de Jorge Amado, lançando e  divulgando seu trabalho como escritora.

30 minutos com um estranho
Como tomar uma decisão sem ao menos saber ao certo a real identidade de uma pessoa que entrou em sua vida por mero acaso? Karry é uma jovem com tudo de bom na vida: família, namorado, amigos... Mas, de repente, na emoção do momento, envolve-se com um desconhecido e acaba cometendo um grande erro, colocando em risco todos os seus sonhos. Uma jovem com um futuro brilhante pela frente, em fração de segundos, pode colocar tudo a perder. E agora? Como ficará a sua relação com Peter, seu namorado? Será que é possível reverter tudo isso, mudar uma história que em 30 minutos acabou se tornando um grande desafio para uma menina? Não importa os erros que cometemos no passado, nunca é tarde para corrigi-los. Afinal, perdoar significa desculpar um erro ou uma ofensa. Perdoamos aos outros quando deixamos de guardar ressentimento. Além disso, abrimos mão de qualquer compensação pelas mágoas ou prejuízos que tivemos.

.
ENTREVISTA

Olá Merari. É um prazer contar, novamente, com a sua participação no Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro conta a história de Karry, uma jovem com tudo de bom na vida: família, namorado, amigos... Mas, de repente, na emoção do momento, envolve-se com um desconhecido e acaba cometendo um grande erro, colocando em risco todos os seus sonhos. Uma jovem com um futuro brilhante pela frente, em fração de segundos, pode colocar tudo a perder.
A ideia para escrever este livro surgiu em um belo dia em que estava a caminho da escola e um completo estranho sentou-se ao meu lado e começou a puxar conversa. A partir daí, peguei o cenário como inspiração e escrevi o restante da história.
O público destinado são os jovens e adultos. Principalmente aos jovens, uma vez que através desta história muitos ensinamentos são repassados, assim como erros e acertos.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Bem, este já é o meu 6º livro. E, com certeza, muitos ainda virão. Alguns leitores, que já acompanham o meu trabalho há algum tempo e já leram os meus livros, sempre querem mais. Então, muitas histórias ainda estão por vir.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Bem, infelizmente no Brasil não existe muito incentivo em relação à cultura e à educação. Contudo, já podemos observar que esse gráfico está aumentando a cada ano. A tecnologia avançou, e de certa forma, as pessoas estão lendo mais, seja livros físicos ou e-books. Isso não importa! O importante é que tenhamos cada vez mais leitores.
E é claro que na vida de todo autor, principalmente para aqueles que estão ingressando nessa carreira, soa um pouco desanimador, pois qual é o escritor que não deseja ser lido? Concorda que o escritor só será “considerado” um escritor se ele tiver leitores? É uma cadeia, um depende do outro.
Sendo assim, temos que nos unir cada vez mais e propagar nosso trabalho. Vale ressaltar que alguns autores acreditam que escrever um livro é o suficiente e que o trabalho acaba por aí. Ledo engano, pois é aí que o trabalho começa: o autor e a editora juntos deverão difundir a obra para o mercado. Se ficar parado esperando que as coisas cairão do céu.... Ah! Não vão mesmo! Temos que fazer a nossa parte.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
A Editora Scortecci é uma editora bastante conhecida. Já a conhecia, porém não com tanta propriedade. Tive a oportunidade de conhecê-la melhor através de um curso que realizei na Escola do Escritor e conheci, hoje meu editor, o querido João Scortecci, que abriu as portas para mim e me fez um convite. E hoje estou aqui, muito honrada em fazer parte desta equipe como autora.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Com certeza! Como diz minha leitora, Gláucia Alves: A obra dessa vez não é baseada em fatos reais, mas envolve muito suspense, romance e tensão.
Já Dayenne Machado, outra leitora, diz o seguinte: 30 Minutos com um estranho, um livro leve, com uma leitura prazerosa. A obra é curta, então a leitura flui. Um romance doce e leve. Recomendo esta obra a todos os amantes de um bom romance. Esta é uma obra que nos faz repensar nossas atitudes. A obra é uma verdadeira lição de vida. Mostra-nos que temos que valorizar nossas vidas acima de tudo.
Uma mensagem especial aos meus leitores: o meu papel é fazer com que todos viajem através da leitura, mas, acima de tudo: que consigam extrair a essência e a mensagem que gostaria de passar em minhas obras, sejam elas experiências boas ou ruins.

Maria Cristina Andersen
Blog do Escritor

Curta nossa página no Facebook
Facebook

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home