PATRONOS DA ACADEMIA CARIOCA DE LETRAS / Gastão Rúbio de Sá Wayne (org.)

Lembra o autor que, em experiência anterior, elaborou, com o mesmo esmerado cuidado ? sem falsa modéstia ? um análogo e singelo trabalho de pesquisa como este, sobre os cinquenta Patronos da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), da qual, com grande orgulho e felicidade, é um de seus membros efetivos. O retorno foi extremamente gratificante: o autor ampliou em muito os seus laços de amizade, e o caríssimo confrade Nuno de Castro, em uma de suas idas a Lisboa, por iniciativa própria, conseguiu incorporar vários exemplares do livro da ALBL ao acervo da Biblioteca de Lisboa. O autor se sentiu plenamente recompensado! Como se não bastasse, na elaboração deste trabalho sobre os Patronos da Academia Carioca de Letras, o autor foi recompensado por antecedência, pois foi agradável e honrosamente surpreendido com uma gentil carta, escrita de próprio punho, recebida do ilustre, diferenciado e querido acadêmico Fernando Whitaker da Cunha, cujos termos, extremamente cavalheirescos, elogiosos e repletos de ensinamentos, me encheram de emoção e alavancaram meu entusiasmo para concluir este modesto trabalho de pesquisa o quanto antes. Neste livro, o autor não tem a pretensão de apresentar uma obra de profunda erudição ou de refinada crítica literária sobre os Patronos da Academia Carioca de Letras (ACL).

Busca, sim, elaborar um trabalho de cuidadosa e judiciosa organização dos dados obtidos em referências consagradas e confiáveis sobre as quarenta excelsas personalidades que emba-saram a fundação dessa colenda instituição e que contribuíram, de diferentes formas, para um relevante e indelével desenvolvimento cultural nos campos literário, artístico e científico. Partindo do Rio de Janeiro, a abençoada Cidade Maravilhosa, esses conhecimentos gerados pelos Patronos da ACL espraiaram-se por todo o país, ultrapassando as fronteiras nacionais, constituindo-se em lídimo orgulho para todos os brasileiros. Por outro lado, este trabalho de pesquisa visa, principalmente, ampliar o espírito de integração entre os apaixonados sobre o tema tratado e se destina, primordialmente, ao leitor que mostre o desejo de conhecer, com uma visão global e no que é fundamental, todos os excelsos Patronos aqui abordados. Por isso, este livro não pode conter longas explanações, resumindo textos ao que lhes seja essencial para caracterizar cada um dos quarenta grandes brasileiros aqui lembrados quanto a seu perfil, síntese biográfica e principais obras.

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multidisciplinar, vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas: 1) DIREITO E LITERATURA ? É Advogado e Bacharel em Direito (Faculdade de Direito da USP-FDUSP) e Doutor em Filosofia do Direito (FDUSP);

2) ENGENHARIA QUÍMICA ? É Engenheiro Químico pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ); Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (Escola Politécnica da USP); Pós-Doutorado em Design Projects pelo University College de Londres;

3) MATEMÁTICA ? É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística da USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado ? FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, preferencialmente para negros, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de 5 anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 20 anos. É Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Publicou mais de 20 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É violonista, lançando diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras.

Serviço:

Patronos da Academia Carioca de Letras
Gastão Rúbio de Sá Wayne (Org.)
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-3982-6
Formato 14 x 21 cm 
104 páginas
1ª edição - 2014
Preço: R$ 20,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home