BIOESTATÍSTICA E VALIDADE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Os profissionais da área biomédica que se envolvem com pesquisas sentem a necessidade de ler ou escrever artigos científicos e são impelidos fatalmente a entrar em contato com a Bioestatística. Apesar de outras experiências que possam ter, dependendo do modo como se dá um primeiro contato, pode ocorrer alguma antipatia com a disciplina, resultando em traumas cuja recuperação é, usualmente, é difícil. Não se pode negar que os problemas envolvidos pela Bioestatística podem conter um grau de complexidade às vezes elevado. No entanto, vencido o sentimento de aversão inicialmente presente, a perseverança afasta os obstáculos e, assim, as soluções vão se delineando.

Defendendo a ênfase que deve ser dada à necessidade do uso intenso e continuado da Bioestatística, o objetivo do autor ao apresentar este livro, caracterizado por sua simplicidade, foi, basicamente, o de contribuir para que alunos e leitores encontrem alguma motivação para não se perturbarem com a caminhada através dos conhecimentos acumulados pelos matemáticos ao longo dos séculos, nessa pragmática e apaixonante disciplina. A Bioestatística não é apenas um recurso para quem estuda algum fenômeno vital, mas ela integra um universo de informações que vai desde a concepção da investigação a ser realizada até à generalização das conclusões. A análise científica não pode prescindir dos métodos estatísticos e já vai longe o tempo em que os problemas quantitativos eram considerados apenas do âmbito das chamadas ciências físicas. Hoje, e cada vez mais, não é possível, concretamente, situar a análise dos problemas quer qualitativos ou quantitativos sem priorizar o enfoque de sua validade estatística. A epistemologia científica evidencia cada vez mais a integração entre o domínio quantitativo e qualitativo dos fenômenos.

O professor Gastão Rúbio de Sá Weyne tem formação acadêmica e atividades multidisciplinares. É Engenheiro Químico pelo Instituto Militar de Engenharia, Bacharel e Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, além de Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. É Mestre, Doutor e Livre-docente em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, além de Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP e Pós-doutorado em ?Design Projects? pela University College London. Atualmente, é professor titular do Curso de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Medicina do ABC.

Serviço:

Bioestatísticas e Validade de Trabalhos Científicos
Gastão Rúbio de Sá Weyne

Scortecci Editora
Ciências
ISBN 978-85-366-1440-3
Formato 14 x 21 cm
128 páginas
2ª edição - 2009
Preço: R$ 35,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home