VISÃO HUMANISTA DAS OPERAÇÕES UNITÁRIAS NA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS E ALIMENTOS / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Uma incursão no futuro mostra que se faz necessário, por meio de uma faculdade inventiva e de talento, associar a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos científicos inerentes às operações unitárias para a produção de medicamentos e de alimentos. Exige-se, para tal, a viabilidade técnico-econômica dos processos produtivos, visando fabricar novas utilidades ou transformar a natureza, em conformidade com ideias judiciosamente planejadas. Desta forma, os pesquisadores desta área de estudo e pesquisa devem fugir da neutralidade, cultivar o pensamento crítico e aceitar a teoria da complexidade, buscando, de algum modo, transformar a sociedade atual, marcantemente injusta e claramente desigualitária.

As indústrias químicas, nas quais se inserem as indústrias de medicamentos e de alimentos, são movidas pelos processos químicos, representados pelas operações unitárias (transformações físicas, sempre presentes) e conversões químicas (nem sempre necessárias ao processo). Neste trabalho, buscam-se as conjecturas científico-humanistas sobre o futuro das pesquisas em operações unitárias visando a produção de medicamentos e de alimentos. Sob a óptica humanista, é apresentada uma análise sobre o valor da vida, direitos humanos e suas relações com os produtos farmacêuticos e alimentícios, somente obtidos através das operações unitárias. Ainda sob uma visão humanista, trata-se do desenvolvimento humano, da longevidade, da evolução do conhecimento através dos tempos e da análise social dos processos produtivos, relacionando-se estes conceitos com a fabricação de medicamentos e alimentos.

Gastão Rúbio de Sá Weyne é Professor Titular de Operações Unitárias, Bioestatística e Matemática, do Curso de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Medicina do ABC; Engenheiro Químico pelo Instituto Militar de Engenharia IME (Rio-RJ); Professor e Livre-Docente em Engenharia da Escola Politécnica da USP, aposentado em 1992; Pós-Doutorado pela University College London; Bacharel e Doutor em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ? USP; Bacharel e Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP; Ex-Professor Titular da Universidade Mackenzie e Ex-Diretor da Escola de Engenharia da mesma instituição; Ex-Professor Titular da PUC-SP; Ex-Professor Titular Pleno da FAAP; Ex-Professor Titular das Faculdades Oswaldo Cruz.

Serviço:

Visão Humanista das Operações Unitárias na Produção de Medicamentos e Alimentos
Gastão Rúbio de Sá Weyne
Scortecci Editora
Humanismo
ISBN 978-85-366-1336-9
Formato 14 x 21 cm
112 páginas
1ª edição - 2008
Preço: R$ 30,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home