RECORDAÇÕES DA PEQUENA SOCIEDADE DE AMIGOS DO LIVRO / Gastão Rúbio de Sá Weyne

O livro procura relembrar a fundação de uma Pequena Sociedade de Amigos do Livro, criada por um grupo de jovens idealistas de Fortaleza-CE, nos idos de 1950. Uma primeira contribuição da Pequena Sociedade de Amigos do Livro ? PSAL à formação intelectual e moral de seus sócios, ao que me parece, é a clara demonstração de que foi possível reunir, espontaneamente e de forma duradoura, um grupo homogêneo de jovens idealistas do bairro de Joaquim Távora, em Fortaleza ? CE para operacionalizar procedimentos culturais nobres a fim de desenvolver atividades intelectuais diversas.

Por outro lado, as reuniões da PSAL possibilitaram desenvolver o espírito crítico de seus sócios, permitindo-lhes analisar com mais objetividade e profundidade os problemas teóricos ou concretos que se apresentassem à sua consideração, com judiciosa reflexão. Além disso, o estímulo dado pela PSAL a seus membros, através de atividades culturais variadas, possibilitou que praticamente todos os jovens daquela década de 50 construíssem vidas vitoriosas, fundamentadas em conhecimentos sólidos e procedimentos éticos absorvidos e consolidados. Ficou a saudade daquela época dos idos de 1950, da casa do "Seu Dionísio" e de todos que encamparam a ideia de participar da PSAL.
O Autor

Neste livro busca-se resgatar a memória da Pequena Sociedade de Amigos do Livro ? PSAL nos seus primórdios, desde o período correspondente à gestão de sua primeira diretoria, empossada em 2 de julho de 1950, na qual o autor era o bibliotecário, até os meados de 1951. A Pequena Sociedade de Amigos do Livro ? PSAL foi criada, com marcante espontaneidade, por um grupo organizado de jovens idealistas do bairro de Joaquim Távora, em Fortaleza ? CE, que trocavam ideias na casa do senhor Dionísio Torres, um homem bem-sucedido, farmacêutico e sanitarista. Este livro, enfim, representa meu preito de gratidão que guardarei para sempre pela oportunidade que tive de ter pertencido à Pequena Sociedade de Amigos do Livro ? PSAL, de Fortaleza ? CE, nos idos de 1950. Isso me trouxe, como legado, um profundo amor aos livros e me auxiliou a desenvolver um inseparável espírito crítico-reflexivo, a par de uma firme confiança nos resultados da integração entre todas as áreas do conhecimento humano.

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multi-disciplinar, vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas:
1) ENGENHARIA QUÍMICA ? É Engenheiro Químico pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ); Mestre, Doutor e Livre--Docente em Engenharia Química (Escola Politécnica da USP); Pós-Doutorado em Design Projects na Indústria Petroquímica pelo University College de Londres;
2) DIREITO ? É Advogado e Bacharel em Direito (Faculdade de Direito da USP-FDUSP) e Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito (FDUSP);
3) MATEMÁTICA ? É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística ? USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado ? FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e Coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, preferencialmente para negros, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de cinco anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 20 anos. É Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Publicou mais de 20 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É violonista, tendo lançado diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras.

Serviço:

Recordações da Pequena Sociedade de Amigos do Livro
Gastão Rúbio de Sá Weyne

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-3529-3
Formato 14 x 21 cm 
68 páginas
1ª edição - 2014
Preço: R$ 25,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home