VERA HOLTZ & FAMÍLIA / Mercês Rocha

Vera, a verdadeira

Quem conhece Vera Holtz, em qualquer lugar e em qualquer tempo, conhece uma pessoa múltipla, mas sempre a mesma. Essa capacidade de ser autêntica e versátil tem suas raízes em uma árvore de muito boa cepa: a família Holtz. Os Fraletti, de Pereiras, vieram acrescentar sua melhor essência, na figura de sua mãe, a delicada e sempre solícita Terezinha, que conheceu e amou José Carlos, seu pai, como ninguém. Enfim: cada um dos personagens desse livro contribuiu, com sua maneira de ser, para que Vera fosse o que é. Como diria seu primo Wagner: "Todos os Holtz são artistas. Mas a única que ganha é a Vera".

Encantada com o estilo de vida dos Holtz e com a versatilidade da atriz (de teatro, cinema e TV), a autora achou interessante incluir um capítulo especial sobe "A arte holtiana de educar crianças", que pontua todos os valores repassados de geração a geração e "Saindo dos trilhos", que mostra como os Holtz sabem se sair bem, com humor, transgredindo esses mesmos valores, quebrando um pouco a rigidez de uma educação clássica. Nos capítulos "A vida é uma festa!" e "Sempre é Carnaval" fica patente a vocação familiar para celebrar a alegria da vida. É um livro que alia a realidade cotidiana à ficção. Por isso, não traz fotos, mas sim fotos ilustradas. Não se trata de um álbum de família, mas sim de lembranças de gestos, vozes, perfumes, cenas. Apesar disso, as últimas páginas podem agradar a um público que tenha expectativa de ter em mãos um registro histórico e um pouco mais pontual: trata-se de situar a origem da família, no século XIX e esboçar uma genealogia caseira dos personagens citados e seus descendentes. Para quem gosta, ainda há 5 receitas culinárias - um presente dos Holtz para quem quiser saborear, com os personagens, pequenos segredinhos gastronômicos.

Sobre a autora:

Maria das Mercês Rocha Leite, autora de "Vera Holtz & Família" é fundamentalmente redatora (publicitária, jornalística, literária). Sua formação inclui graduação em Letras-Francês e Letras-Alemão (UNESP Araraquara) e pós-graduação em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde assistiu às aulas de Maria Lúcia Santaella e aperfeiçoou-se em tradução criativa com Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Especializou-se em Língua, Literatura e Civilização Francesa na Université Aix-Marseille (França). Já atuou em todos os níveis de ensino (fundamental, médio, superior). Como redatora publicitária trabalhou nas principais agências de São Paulo. Foi redatora-chefe da revista Travel In, passando a ser Diretora Editorial das revistas Video News, Audio News, Video Game e Audio Car, todas da Sigla Editora. Gosta de traduzir ou checar traduções de livros como "A Arte Sagrada de Shakespeare" (de Martin Lings, pela Polar Editorial), "Os Três Princípios da Essência Divina" (de Jacob Boehme, também pela Polar Editorial), livros como "El Espíritu de la Política" de Raymond Panikkar (da editora Triom), e apostilas sobre interdisciplinaridade para a Escola do Futuro, da USP. Também produz jornais para sites, como o do Sítio do Carroção, acampamento para crianças (www.carrocao.com.br). Paulistana, gosta de visitar Tatuí-SP, Capital da Música, terra onde tem raízes. Mas não se desliga de São Paulo, onde atua criando releases para a LS Assessoria e Comunicação, de Liah Siqueira. Com a LS, criou a divulgação de vários espetáculos de Miguel Falabella (como "Sereias da Zona Sul" e "Godspell") e de outros autores, como Antônio Ermírio, o empresário ("S.O.S. Brasil"). Orgulha-se de ser filha do poeta e crítico literário Manoel Cerqueira Leite (1916-1975) e de dona Ruth Rocha Leite, a protagonista do conto "Crochê", premiado pelo Concurso Unimed. Atualmente, mora e atua em Belo Horizonte. É proprietária da Petra Editorial.

SERVIÇO:

VERA HOLTZ & FAMÍLIA
Autor: Mercês Rocha
Edição: 2007
Número de páginas: 267
ISBN: 9788599205020
Preço: R$38,00

Petra Editora
Rua Laguna, 18 compl. 202
CEP. 30240-040 - Belo Horizonte MG Brasil
Tel. 55 xx 31 2526-6473

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home