NASCENTE DA BELEZA / José Eduardo Ferreira Santos

?Este livro de José Eduardo Ferreira Santos nos propõe um encontro com esta nascente através da história, arte, religiosidade e música da cultura popular brasileira. Encontro com tantos nomes, melodias e vozes, cantando gratidão, amor e dor, nascimento e morte. Ler este livro alimenta a esperança por nos fazer descobrir que a experiência de beleza se faz presente no quotidiano do nosso povo, presença muitas vezes invisível como os artistas da periferia de Salvador a cujo conhecimento o autor nos introduz, no entanto tenaz ? ele mesmo afirma ?capaz de empoderar a pessoa?, dentro de uma realidade social complexa e dramática, fator de ?proteção e ressignificação da vida das pessoas?.

Como tal, a experiência da beleza é uma promessa permanentemente repetida aos nossos ouvidos e ao nosso coração. E por isso nos dispomos ao intenso percurso de contemplação, reflexão e memória que esta leitura nos oferece, feitos quase que peregrinos, em nossa mendicância de beleza e sentido, em uma comunhão de espírito com os membros da Irmandade na procissão da festa do Rosário e os romeiros de Nossa Senhora das Candeias e da Nossa Senhora da Boa Morte, evocados no texto. Com imensa gratidão ao autor-testemunha de tanta beleza: obrigada José Eduardo!?
Marina Massimi

José Eduardo Ferreira Santos nasceu no subúrbio ferroviário de Salvador, na área conhecida como Novos Alagados, em Plataforma. Filho de Maria Helena Ferreira Santos e José Silva Santos, é Pedagogo (UCSal), Mestre em Psicologia (UFBA), Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Doutorando em Cultura Contemporânea (PACC ? UFRJ). Atualmente é professor e pesquisador no Instituto de Psicologia da UFBA, na condição de bolsista CAPES (Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado). Trabalha desde 1994 com projetos sociais na área de Novos Alagados e se dedica à pesquisa e intervenção desde 1996, a partir das mudanças ocorridas nessa localidade. Nos últimos anos tem realizado trabalhos na formação de professores e publicado artigos em revistas e livros em âmbito nacional e internacional. É autor dos livros Travessias: a adolescência em Novos Alagados e Novos Alagados: histórias do povo e do lugar (ambos pela EDUSC, 2005) e Cuidado com o vão: repercussões do homicídio entre jovens de periferia (ED-UFBA, 2010) onde analisa oportunidades e riscos presentes em contextos de vulnerabilidade social. Após o doutorado o autor está desenvolvendo a pesquisa sobre arte invisível dos trabalhadores da beleza nas periferias de Salvador, em parceria com o fotógrafo italiano Marco Illuminati, descortinando o universo da cultura  e da arte muitas vezes esquecido quando falamos do subúrbio da cidade. O autor atualmente é curador e responsável pelo Acervo da Laje, que reúne centenas de obras artísticas e históricas do Subúrbio Ferroviário de Salvador.
E-mails: ferreirasantosenator@gmail.com dinhojose@bol.com.br
Créditos Fotográficos:
Marco Illuminati

Serviço:

Nascente da Beleza
José Eduardo Ferreira Santos
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-2992-6
Formato 14 x 21 cm 
144 páginas
1ª edição - 2013
Preço: R$ 29,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home