A NAVE AZUL / Maria do Carmo Lacerda

Neste livro a autora traça a sua visão poética do planeta. As partes constitutivas da Terra são apresentadas e formam a estrutura da obra: os três reinos ? mineral, vegetal e animal ?, os quatro elementos ? terra, água, fogo e ar ? e, por fim, o grande passageiro desta nave, o homem, nos seus aspectos físico, mental, espiritual e emocional.

Muitos poemas revelam a preocupação com as consequências da ação do homem sobre a natureza (?Oh, campos repousantes! / Oh, esplêndidos rios de beleza tanta!/ O que estamos nós fazendo??), e a autora eleva uma voz para a conscientização em defesa do delicado equilíbrio do planeta (?Talvez, Nave-Azul, as suas lições / ainda possam alertar inconscientes, / ainda possam mudar posições?). A obra é encerrada com o canto de exaltação a Gaia, a Nave Azul em sua viagem pelo Universo.

Na imensidão do cosmo,
suspensas galáxias.
Na vastidão da galáxia,
suspenso um planeta.
Na grandeza do planeta,
suspensos seres.

Após dois romances, Luz de Miraíses (1989) e As orelhas de Mickey Mouse (1993), e um primeiro livro de poemas, (In)Transparências (2009), Maria do Carmo Lacerda lança agora sua segunda obra poética. A autora é mineira de Januária, graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Biblioteconomia pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP). Reside atualmente em Alfenas (MG), depois de períodos de residência em Belo Horizonte (MG) e em São Paulo (SP).

Serviço:

A Nave Azul
Maria do Carmo Lacerda
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2852-3
Formato 14 x 21 cm 
172 páginas
1ª edição - 2012
Preço: R$ 15,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home