JOELHOS DE VIDRO, MANGUAÇA E OUTRAS CRÔNICAS / Francisco Dandão

O livro "Joelhos de vidro, manguaça e outras crônicas" é composto por uma seleção de 80 textos sobre o tema futebol produzidos pelo jornalista Francisco Dandão para jornais e sites da Amazônia, no período entre os anos 2000 e 2017. O futebol, porém, não é tudo o que o leitor vai encontrar ao mergulhar nas páginas do livro. Mestre das palavras, Francisco Dandão usa o tema como pano de fundo para dar um passeio pelos mais variados assuntos, desde situações da história universal e nacional até episódios relacionados às especificidades das artes, da política, do quotidiano das ruas etc. Além disso, o autor menciona personagens de todas as camadas sociais, muitos dos quais, provavelmente, jamais pisaram em um campo de futebol. Tudo recheado de muito humor e alguma poesia.

Os 80 textos deste livro, Joelhos de vidro, manguaça e outras crônicas, mostram bem a genialidade e a perspicácia do escritor Francisco Pinheiro, para muitos Francisco Dandão. São múltiplas as sacadas e metáforas que se desenrolam por entre as letras reunidas por Francisco Dandão, fazendo milhares de assuntos se misturarem entre si: política, história, geografia, filosofia, economia e, claro, o futebol, além de outros do viver cotidiano do brasileiro que marcam presença nesta obra. Os assuntos se misturam e fazem eclodir histórias fantásticas, mergulhando o leitor nas maravilhas das narrativas, por onde perpassam lembranças e sonhos a cada olhar e o brotar de sorrisos de um tempo passado e presente. Tempos esses que se imbricam, a cada leitura das (des)conexões, que se ligam e religam a todo instante com a paixão nacional, o futebol, que é vivenciada nos pés descalços das crianças que jogam e se divertem na lama dos campos ensopados pela chuva, uns dizendo ser o Neymar, outros se denominando o Messi ou o Cristiano Ronaldo, ou o Buffon etc. Meninos que distribuem carrinhos toscos e que saltam para comemorar seus gols. São muitos os Zés que se distanciam e se aproximam com o radinho à pilha na mão. São muitos os Zés que se emocionam, pulam, gritam, xingam, bebem sua manguaça, choram e sorriem de emoção com o entrar do seu time em ação e com o balançar das redes. Para esses Zés, até o apito final é um bater descompassado o ritmo do próprio coração. É assim que me sinto ao me deixar envolver por cada crônica do mestre Francisco Dandão, submerso nos versos de suas narrativas do lá e do aqui. O jogo de palavras, gritos e sussurros criados pela emoção resgatam a minha infância, que eu sinto mais do que latente nas páginas deste livro.
Jefferson Henrique Cidreira - Escritor

A nova obra do escritor Francisco Dandão, intitulada Joelhos de vidro, manguaça e outras crônicas, é uma viagem à boa literatura esportiva. A obra contém 80 crônicas e é recheada de bom humor e informações riquíssimas, não somente do cotidiano esportivo regional, nacional e mundial, mas também de variados assuntos, alguns deles adquiridos durante as viagens do autor pelo planeta Terra. Mestre das palavras, Francisco Dandão consegue ainda introduzir em alguns trechos do livro personalidades da história mundial, como o naturalista inglês Charles Darwin, o nazista Adolf Hitler, o imperador Napoleão Bonaparte, o presidente americano Barack Obama e tantos outros. Neste novo livro, Francisco Dandão cativa, como ninguém, cada minuto do seu leitor, ora contando histórias bem-humoradas do futebol, ora brincando com alguns de seus personagens, ora fazendo críticas com uma boa dose de ironia a respeito de diversos assuntos de nosso cotidiano. Mais uma vez o escritor Francisco Dandão marcou um gol de placa (ou seria de “letra”?) ao presentear os seus leitores com uma obra riquíssima de informações futebolísticas e escrita numa linguagem fácil de ser lida e extremamente agradável de ser consumida!
Manoel Façanha - Jornalista

Francisco de Moura Pinheiro, nome de registro de Francisco Dandão, é licenciado em Letras (Ufac, 1980) e Direito (Ufac, 1986), mestre em Comunicação e Cultura (UnB, 1999) e doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2013). Membro da Academia Acreana de Letras (cadeira 28), tem outros três livros de crônicas publicados: A arte do chute na rede do improvável (2002), Verdades absolutas e outras mentiras (2005) e Trilhas urbanas no reflexo do espelho (2009).

Serviço:

Joelhos de Vidro, Manguaça e Outras Crônicas
Francisco Dandão
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-5511-6
Formato 14 x 21 cm 
188 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 35,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home