OS SAMURAIS ALAGOANOS E A BAMBINA PAULISTA / Maria Gravina Ogata

Os Samurais Alagoanos e a Bambina Paulista: Migrar é Preciso... apresenta um relato em que a família da autora protagoniza inúmeras aventuras migratórias, que tiveram o Brasil como destino. O livro narra a saga dos imigrantes italianos e japoneses que se encontraram na cidade de São Paulo e vêm seguindo seus caminhos juntos, desdobrando-se em várias gerações até a chegada de seus três netos, fruto do melting pot que se tornou o Brasil, decorrente da formação de várias diásporas migratórias em diversos momentos históricos, relacionados com o final do século XIX, todo o século XX e o início do século XXI. A obra passeia confortavelmente pela história, geografia, economia, administração pública, política e pelo direito, de forma muito simples, fazendo com que qualquer pessoa possa se recordar de momentos cruciais  da história do Brasil, constatando-se que, de país de imigração, vem se tornando, pouco a pouco, um país de emigração.

Este ensaio não relata a história “dos outros”. Trata das fronteiras e dos Estados nacionais, cujas funções se encontram em constante transformação no mundo globalizado. Mostra, ainda, a demora na miscigenação dos imigrantes com os brasileiros, a importância do casamento nas famílias de imigrantes, a dificuldade para retornar ao país de origem, a importância da família, a educação como forma de ascensão social e econômica, sem falar da eficiência do Brasil em forjar a sua “brasilidade”. O livro trata das fronteiras e dos Estados nacionais, cujas funções se encontram em constante transformação no mundo globalizado. Ainda que nos últimos anos as migrações populacionais, em escala mundial, venham sendo tratadas como ameaça à segurança dos Estados nacionais, este ensaio mostra quão positivas têm sido as mudanças de ordem cultural, social e econômica decorrentes de processos migratórios.

Maria Gravina Ogata nasceu em Polignano a Mare, na região da Puglia, na Itália, e migrou para o Brasil com 2 anos de idade. É geógrafa e advogada, com mestrado em Geografia Física e doutorado em Administração Pública. Foi uma das primeiras moradoras da Granja Viana, em Cotia (SP), onde vive atualmente. Morou por 38 anos em Salvador (BA) e fez carreira no setor público, ocupando vários cargos no Governo do Estado da Bahia, nas Secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente. Escreveu o livro infantil O amiguinho inesperado, dedicado aos seus netos Leonardo, Tiago e Ayumi, publicado em 2016 pela Reino Editorial.

Serviço:

Os Samurais Alagoanos e a Bambina Paulista
Migrar é Preciso
Maria Gravina Ogata

Scortecci Editora
Ensaios
ISBN 978-85-366-5315-0
Formato 14 x 21 cm  
252 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 50,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home