CONTOS DE OFICINA / Rute Gusmão

O livro Contos de Oficina, produção inaugural da autora em prosa, reúne temas que envolvem também nossas questões sociais, políticas e históricas. Assim, em Graças encontramos conflitos pertinentes à arte, à cultura em geral e ao amor; a classe média diante da violência urbana; a libertação da mulher, o envelhecimento e a morte. Já em Fogueiras a autora se detém em situações políticas, narrando ora de forma realista, ora encantatória, um passeio presidencial, um comício no interior, as memórias de um preso, a destruição da cultura. Em Folguedos espíritos se libertam, pessoas trocam de pele e nossa brasilidade se manifesta sem disfarces. Faz de Conta revela situações fantásticas que trazem à tona não simplesmente memórias de infância, mas, no sentido crítico, a quebra de ilusões infantis.

Livro necessário. O meio intelectual, leitores (ainda existem) e outros escritores – todos precisam reencontrar livros que, além (é claro) de muito bem escritos, convidem a uma profunda reflexão de natureza social, sociopolítica, sem “dribles”. E não faltam momentos brasileiríssimos, identidade afinal. Literariedade e consciência crítica plenas.
Ivan Cavalcanti Proença

Rute Gusmão nasceu em Porto Alegre e, desde a infância, vive no Rio de Janeiro. Nas décadas de 1970 e 80 participou da produção artística conceitual, tendo exposto seu trabalho no Brasil e em outros países. Autora de vários Livros de Artista, destacando-se entre eles ABC dos triângulos (1984), Trapézios (1982), Treze escolhas arbitrárias (1981), Uma escolha entre infinitas possibilidades (1980), Original (1980) e Fotografismo (1975), que integram acervos internacionais e do país. Em 2015 publicou Sapatilha no descampado e, em 2013, Moldura da pele, livros de poesia, Editora Texto Território. Em 1992 participou da antologia poética coletiva Caixa de prismas, Editora Imago. É artista plástica com formação em ateliês de artistas cariocas, no Centro de Pesquisa de Arte Ivan Serpa e na Escola de Arte e Desenho, Brighton, Inglaterra. É assistente social aposentada, com especialização em Políticas Públicas e Sociais.

Serviço:

Contos de Oficina
Rute Gusmão

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-5152-1
Formato 14 x 21 cm 
160 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$ 38,00

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Portal do Escritor 
Divulgação de Autores e Livros da Scortecci

FALE CONOSCO

 
Nipotech