A proposta de publicação de um livro organizado por estudantes traz ao leitor os limites encontrados no processo de formação de professores e nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas durante a graduação. Com o título A formação do professor em letras: uma perspectiva discente, os artigos deste livro tratam de temas como: iniciação científica em Letras, ensino de língua portuguesa em espaços diferenciados, pesquisa literária, estudo de gramática, ensino de língua estrangeira e educação literária de surdos.
|
O livro tem o objetivo de demonstrar o que ocorre no processo de revisão do texto e como se dá a interação autor-revisor nesse momento. Qualquer texto, para ser considerado "acabado", deve passar por uma revisão, que faz parte do processo de produção textual. A revisão consiste, primeiramente, em verificar se a ideia inicialmente pretendida pelo autor corresponde ao texto que foi produzido.
|
 Batendo papo – fale e aprenda de maneira interativa é um livro para a
aula de português como língua estrangeira com atividades interativas e
lúdicas, que estão baseadas na vida cotidiana do brasileiro. Elaborado
para ser trabalhado em dupla, foi pensado de uma maneira que incentive a
produção oral do aluno em sala de aula. Pode ser utilizado a qualquer
momento, de acordo com o planejamento do professor.
|
 Este livro associa evidências de um vasto conhecimento filosófico à
poesia de Carlos Drummond de Andrade. Muitas das alusões de seus versos
trazem à lembrança e à profundidade do leitor associações comuns à
ciência do saber, tornando o nosso poeta plenamente inserido nas
concepções que, ao longo do tempo, constituíram teorias e conhecimentos
que se distenderam em novos saberes.
|
Por que ler este livro? Avaliações oficiais confirmam que mais da metade dos alunos das escolas públicas brasileiras não conseguem atingir níveis de leitura suficientes para prosseguir seus estudos. Em nossas avaliações comprovamos que, mesmo em escolas privadas de bom nível, a consolidação da leitura fluente e significativa ainda é um grande problema. Seria possível mudar tal quadro? Seria possível alfabetizar e ensinar a leitura de modo a diminuir esses incômodos percentuais?
|
“... para a condição humana, a palavra que veste o pensamento há de ser, a um tempo, fator de unificação de alguns e fator de separação de muitos, porque essa palavra tem de ser carne de nossa carne, palavra bebida com o leite materno, empapada no sangue de nossas experiências dolorosas, palavra ouvida em torno da soleira da nossa porta.
|
Conhecer a língua significa conhecer a si mesmo. A escrita é libertadora. Enquanto escrevemos, reescrevemos a vida, ressignificando o mundo, entendendo nosso papel como sujeito da história. As palavras eternizam pensamentos, pessoas, ações e corações. É assim que a roda gira. Prof. Marcel Camargo
|
 UMA ANÁLISE DIFERENCIAL SEM DESLUMBRAMENTOS DIANTE DA I.A. Gostei imensamente do livro. Uma leitura valiosa. Um passeio pela História da Humanidade e um resgate ético da importância dos valores humanos em tempos de excessiva mecanicidade. Com visão humanística, lúcida, agregadora de conhecimento, o texto nos
proporciona vislumbrar o caminho que desembocou na apregoada I.A.
Generativa.
|
 Configurando análises e modelos inovadores e partindo de uma visão ampla
do(s) idioma(s) e dos atos de falar, ler e escrever, este livro
aprofunda certos elementos de semântica, pragmática, sintaxe,
lexicologia, morfologia e fonologia. O leitor encontra discussões sobre a
autonomia do vernáculo brasileiro, fundamentos da elaboração de textos,
caracterização do artigo de opinião objetiva, retextualização
resultando em ‘carta de leitor’, adjetivo e adjetivação em geral e em
contos tradicionais, aplicabilidade dos estudos semânticos e pragmáticos.
|
Estudo das denominações dos móveis residenciais do Brasil, numa abordagem onomasiológica teórica e prática, considerando observações de cunho semântico-etimológico. Foi acionada a corrente onomasiológica por ser a que melhor se presta a esse tipo de pesquisa etnológica. (Onomasiologia: estudo das significações).
|