A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM LETRAS / Taíza da Silva Gama (org.)

A proposta de publicação de um livro organizado por estudantes traz ao leitor os limites encontrados no processo de formação de professores e nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas durante a graduação. Com o título ?A formação do professor em letras: uma perspectiva discente?, os artigos deste livro tratam de temas como: iniciação científica em Letras, ensino de língua portuguesa em espaços diferenciados, pesquisa literária, estudo de gramática, ensino de língua estrangeira e educação literária de surdos.

Oriunda da V Semana de Letras da Faculdade de Formação de Professores (FFP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), surgiu, por parte de oito estudantes do curso de Letras, a ideia de publicação dos artigos resultantes de trabalhos apresentados no evento. Diante de tamanho desafio e das inúmeras dificuldades encontradas por qualquer autor ?iniciante?, foi elaborado um projeto que propunha a criação de um livro sob a justificativa da importância em disseminar informações referentes às pesquisas desenvolvidas no nível da graduação com o objetivo de promover o conhecimento de várias vertentes que se relacionam com ensino, metodologia e pesquisa em Letras.

A proposta de publicação de um livro organizado por estudantes traz ao leitor os limites encontrados no processo de formação de professores e nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas durante a graduação. Os textos presentes  nesta coletânea foram orientados por alguns professores da UERJ. São eles: Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra, Jorge Antônio da Silva Rangel, Leonardo Mendes e Paulo César  Silva de Oliveira. Os artigos tratam de temas como: iniciação científica em Letras, ensino de língua portuguesa em espaços diferenciados, pesquisa literária, estudo de gramática, ensino de língua estrangeira e educação literária de surdos.

A Faculdade de Formação de Professores (FFP) está localizada no campus de São Gonçalo, Município do Estado do Rio de Janeiro. Criada no ano de 1973, a FFP conta atualmente com mais de 3.500 estudantes matriculados em sete cursos de graduação, dez cursos de especialização lato sensu, quatro mestrados acadêmicos e um mestrado profissional. Além de ser a maior unidade externa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a FFP dedica-se à formação de professores e à produção de conhecimentos. Seu projeto político-pedagógico está apoiado na vinculação técnico-científica sobre a realidade social, ambiental, cultural e educacional.

A faculdade apresenta diversas demandas em sua história de luta e conquistas, sempre buscando melhorias para as condições de aprendizagem e de ensino. A qualificação do corpo docente e a qualidade de seu projeto institucional fazem da FFP uma instituição de referência, que possui inúmeras possibilidades de crescimento no leste fluminense. Um exemplo disso é a busca pela indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, através da participação da comunidade acadêmica em projetos que vão além dos muros da universidade, com o intuito de compreender a importância do ensino no processo de desenvolvimento da sociedade.
Mais informações em:  www.ffp.uerj.br

Serviço:

A Formação em Professor em Letras:
Uma Perspectiva Discente
Taíza da Silva Gama (org.)

Scortecci Editora
Linguagem
ISBN 978-85-366-3943-7
Formato 14 x 21 cm 
96 páginas
1ª edição - 2015
Preço: R$ 20,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home