COLETÂNEA / Hebe C. Boa-Viagem Costa

Ler e escrever, para mim, são atos mágicos. Por meio deles tenho as mais diversas reações: emoção, encantamento, ternura, devaneio e também revolta. Na minha longa existência vivenciei muitas situações. Algumas prazerosas, outras preocupantes. Os desafios se sucediam, mas sempre gostei de enfrentá-los. Nem sempre davam certo, mas eu não desistia. Com essa riqueza de elementos, por que não registrá-los? Trabalhá-los e ajustá-los num texto eram desafios que me estimulavam.

Foi assim que coletei dados da família, dos meus tempos de estudante, da minha vida profissional, dos momentos de lazer e também dos meus desencantos. Desde a infância preocupava-me com os papéis permitidos à mulher. Eram tão restritos, pois não acreditavam na sua capacidade. Ela era pouco mais do que uma coisa! Assim diziam os homens, a igreja e as leis. É lógico que nem todos pensavam assim, mas era o que acontecia. Em meus livros busquei sempre condenar essa situação. No primeiro deles fiz uma história do Brasil sob a ótica feminina de modo que eu pudesse retratar, por meio de biografias, a memorável saga das brasileiras na conquista dos seus direitos. Foi com essa minha vivência que escrevi esta Coletânea. São registros simples, às vezes mordazes, mas, antes de tudo, um convite para os leitores experimentarem a delícia que é escrever!

Formação: Graduações em: Biblioteconomia (PUC), Direito  (Guarulhos), Pedagogia e Ciências Sociais (USP). Vida profissional: Advogada (OAB-SP); Professora de Educação, por concurso na Rede Estadual de  Ensino,  aposentada. Publicações: O velho e a lei penal (Revista Jurídica ? Causas e Coisas); Participação em 25 Antologias (sendo duas na França), Biografias de dez patronos da Academia Paulista de Psicologia (Boletins da Academia). Livros: Pois é... Cada um na sua!!! (infantil) ? Editora Rideel; Ah! Essas crianças (infantil) e Tamanho não é documento (infantil) ? Ed. Scortecci; Elas, as pioneiras do Brasil ? A memorável saga dessas mulheres ? Ed. Scortecci; Enfermeiras do Brasil: história das pioneiras com Victoria Secaf ? Ed. Martinari; Mestres ? Ed. Scortecci. Ainda organizou Elas vieram de longe... ? Ed. Scortecci, também editada na França Elles sont venues de loin... Yvelinedition. Prêmios: 2 em concursos da AFPSP ? Jornal do Servidor; 2 Laureat de l?association Merite et Devouement Français (Medail D?Or) ? Paris e  Menzione d?Onore ? Sezione Oro nel Concorso Letterario Internazionale Vozes e Voice 2012 ? Milano.

Serviço:

Coletânea
Hebe C. Boa-Viagem A. Costa
Scortecci Editora
Coletânea
ISBN 978-85-366-2723-6
Formato 14 x 21 cm 
83 páginas
1ª edição - 2012
Preço: R$ 25,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home