LAMPIÃO DE GÁS / José Maria Franco de Assis

José Maria Franco de Assis, José Maria, Zé Maria, Izé... Esse é mais um nome que compõe a lista de talentos literários da fecunda Ituiutaba, Lampião de Gás chega como um presente para o leitor de todas as épocas. Por um lado, promove um diálogo com o tempo vivido... uma luz bruxuleante que guia o leitor numa visita ao passado, instiga-o a revirar os detritos depositados nos interstícios da memória e neles encontrar os tesouros esquecidos que constroem e, por vezes, (re)constroem a nossa existência.

Por outro lado, a sua luz fulgurante mantém acesas as origens que, sedimentadas nos registros da escrita literária, não se perdem na voraz dinâmica da vida contemporânea que a todos, indistintamente, transformam em ?escravos modernos?. Assim, Dona Niquita, Landinha, Manezinho, Vovô Bernardes... , além de ?acendedores de lampiões?, são ?espelhos? iluminados que ora refletem, ora refratam a nossa memória: desvelam a nossa identidade ? homens situados no presente, com fortes e firmes raízes fincadas no passado e incomensuráveis projeções futuras.

José Maria Franco de Assis, filho de João Pedro de Assis  e Iolanda Franco de Assis, nasceu em 23 de junho de 1954 na Fazenda São Vicente, município de Ituiutaba, MG. Formou-se Engenheiro Agrônomo pela UFLA/MG, Licenciado em Química pela FAFIG/MG e Mestre em Ciências pela USP/SP. Escreveu e publicou os romances Du Beck & Cia. (2002), São Vicente (2003) e Mata Emendada (2005). Escreveu e publicou os livros de contos Contos Côncavos e Convexos (2004), Novos Escravos (2007) e Cerne (2011), todos pela Editora Egil. Participou da Antologia de Contos (ALAMI, Egil, 2005). É membro da ALAMI ? Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba; ocupa a cadeira de número 15, cujo patrono é o escritor Agesípolis Fernandes Maciel. Em 16 de dezembro de 2010 a ALAMI premiou entidades e personalidades que lutam pela cultura em geral. José Maria foi um dos que receberam, em Ituiutaba, o Prêmio Mérito Cultural de ?Livro do ano / Contos e Crônicas?, com Cerne.

Lúcia Helena Ferreira Lopes é doutoranda em Língua Portuguesa na PUC-SP, professora na Escola Estadual Governador Israel Pinheiro e na Faculdade Triângulo Mineiro, onde, também, atua como coordenadora da Pós-Graduação e Extensão.

Serviço:

Lampião de Gás
José Maria Franco de Assis
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2694-9
Formato 14 x 21 cm 
76 páginas
1ª edição - 2012
Preço: R$ 15,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home