O INDISCUTÍVEL TALENTO DAS ESCRITORAS BRASILEIRAS VOLUME I E II / Várias Autoras

É sabido que o Brasil é um país incomum, tanto que é usual se dizer que esse não é um país, mas sim um estado de espírito. E, acima dessa imparidade, temos duas coisas que comprovadamente só existem por essas bandas: A Jabuticaba, uma frutinha preta e deliciosa da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica ? uma floresta tropical cuja biodiversidade de seu ecossistema é uma das maiores do mundo, porque tudo aqui é abundante. Exuberante. Gigantesco.

E a outra coisa inusitada que nossa terra abriga é a REBRA ? Rede de Escritoras Brasileiras, uma associação de brilhantes autoras que fazem do nosso país uma referência no fazer literário. Estamos presentes em todos os estados brasileiros. Temos representantes em dez países estrangeiros. Somos fortalecidas pela sabedoria de mulheres de mais de 90 anos e com a audácia de adolescentes de 18 anos. Nossa missão, é alargar as oportunidades oferecidas às escritoras brasileiras, permitindo, desse modo, o florescimento e o usufruto dos melhores talentos literários, sejam vindos de cérebros masculinos ou femininos. Tanto faz.

Consideramos que, desde sua fundação até os dias de hoje, a REBRA tem conseguido, palmo a palmo, cumprir seus propósitos. Nós nos movimentamos com pequenas atitudes e grandes ousadias. Entre elas, as mais marcantes foram a criação do SER ­? Selo Editorial REBRA para facilitar a publicação das obras de autoria de nossas associadas e para chancelar as diversas coletâneas que temos organizado ao longo desses 13 anos de existência, e que funcionam como vitrine da nossa produção cultural. Em 2009, num gesto corajoso, juntamente com as entidades americanas BRASA ? Brazilian Studies Association e BEA ? Brazilian Endowment for The Arts, realizamos o Primeiro Congresso de Escritoras Brasileiras em Nova York.

Foi um luxo absoluto promovermos o histórico encontro entre a inteligência americana e a alma feminina da literatura brasileira. Em março de 2011, tivemos a gratificação de levar o nome da literatura brasileira até o Salón Du Livre de Paris. Com a participação de 62 autoras e o apoio da organização francesa Divine Institut des Arts et Culture, publicamos em francês a antologia intitulada Le Grand Show Des Écrivaines Brésiliennes. Acabamos de estabelecer parceria com a livraria suíça Varal do Brasil que comercializa livros brasileiros para a Europa. É a partir de lá que vamos exibir, permanentemente, nosso indiscutível talento. Planejamos ainda grandes conquistas até que o sonho se confunda com a concretude.

O imaginário brasileiro deverá ser largamente exportado, pois ele é, sem dúvidas, nosso melhor produto. Sendo a nossa pátria amada uma mãe gentil, como canta o nosso hino, não há surpresa nessa explosão de talentos femininos. Somamos, nessa data o total de 3.520 mulheres a dar suporte à concepção de um mundo inovador, igualitário e, portanto, justo e acolhedor. Em síntese, a nossa proposta é melhorar a vida das mulheres e dos filhos das mulheres. Nossa determinação é superlativa como tudo que é brasileiro. Essa determinação nos levará bem longe. Essa mesma determinação nos trará de volta até a nossa mesa de trabalho onde, solitariamente, exerceremos com mestria a tarefa que Deus nos confiou: Criar.
Joyce Cavalccante - Fundadora e presidente da  REBRA ? Rede de Escritoras Brasileiras
www.rebra.org

O Prêmio Nobel de Literatura foi instituído em 1901. De lá para cá, foram 108 distribuições dessa alta recompensa para escritores que, com sua arte, estimularam as asas da humanidade. Em 1914, devido ao início da primeira guerra, o prêmio não foi concedido. Fora isso, o evento não teve outra interrupção e, dessas 108 premiações, apenas 12 foram parar em mãos femininas, contra 96 em mãos masculinas. Isso quer dizer que há uma clara desigualdade entre a maneira como a sociedade global vem tratando o talento feminino e o talento masculino.

Sem pudor, ela vem sonegando recompensas às excelentes escritoras e premiando os excelentes escritores generosamente, embora, teoricamente, as mulheres sejam metade do contingente populacional desse mundo, e, embora teoricamente, elas sejam tão brilhantes quanto os homens. Nesse caso, a desigualdade numérica é tão discrepante que sequer é permitido achar que se trata de uma mera casualidade.

É propondo esse tipo de reflexão que a REBRA ? Rede de Escritoras Brasileiras, organização que chancela a presente coletânea, deseja trazer para todos e todas uma digna moldura de igualdade entre os gêneros. Essa é a nossa missão.

Serviço:

O Indiscutivel Talento das Escritoras Brasileiras
Várias Autoras
Editora Scortecci / REBRA
Contos
ISBN 978-85-366-2384-9
Formato 14 x 21 cm 
224 páginas I volume
204 páginas II volume
1ª edição - 2011
Preço: R$ 30,00 cada volume

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home