ALMAS INQUIETAS / Nadja Janaudis



Almas inquietas é uma obra onde narrativas e fantasias se entrelaçam com a ficção. A condição de filha de imigrantes infunde em algumas histórias, memórias impregnadas de imagens ancestrais dos que aqui reconstruíram suas vidas. Em alguns relatos, o livro envereda pela obra de outros autores, extraindo de lá novas histórias. Inspirados em experiências de viagens, outros contos descrevem personagens vivenciando situações inusitadas. Assim, de página a página, esta obra nos conduz num labirinto de situações e épocas diversas. Os sentimentos humanos estão todos ali retratados, aguardando o leitor para se juntar aos personagens nessa aventura.

Quase toda noite elas surgem, não é? Essas pequenas criaturas — duendes talvez — que presenteiam você com uma porção de ideias durante a madrugada. E antes que o Sol desponte, ávido, você as apanha no beiral da janela e as transforma em palavras no seu caderninho de notas, pois as distrações do dia costumam despi-lo do estado Alfa. Você me confessou que as originais e as absurdas, você as coloca sob o alcance da vista para serem inseridas em seus textos a qualquer momento e que, no entanto, as ultrapassadas e as ordinárias, você descarta, sem dó, rabiscando-as com o lápis até rasgar o papel.

Nadja Janaudis nos convida a um mergulho em múltiplos e cativantes universos tecidos por sua vigorosa escrita. Entre lembranças coloridas pelas tintas ficcionais, passeios por textos literários alheios e acontecimentos reais matizados por uma rica imaginação e narrativas transbordando criatividade literária, seus textos apresentam personagens os mais diversificados, verdadeiras almas inquietas. Seus contos, sempre construídos com muita habilidade e escolha primorosa de recursos linguísticos, criam com igual perfeição os mundos exteriores, visualmente vívidos pelo uso esmerado de suas descrições, os quais seus personagens habitam, assim como os mundos internos destes, levando-nos, leitores, aos mais recônditos meandros de seus pensamentos e sentimentos. Passeando por situações que vão de familiares a inusitadas, somos transportados a realidades envolventes e absorvidos em mares de sensações sempre intensas criadas por vozes que trazem impactantes momentos de vida. Contos para ler e reler e reler.
Mônica Reiche

Nadja, observadora meticulosa dos acontecimentos cotidianos, é professora e psicóloga educacional. Filha de imigrantes, sempre carregou consigo quatro grandes paixões: crianças, flores, livros e viagens. No entanto, foi somente quando a pandemia forçou um recolhimento que sua habilidade latente para a escrita se tornou realidade. As palavras guardadas fluíram como um rio represado, trazendo emoções e narrativas que há muito aninhavam-se dentro dela. Após a publicação deste livro, podemos acrescentar mais uma grande paixão à sua vida: a escrita.

Serviço:

Almas Inquietas
Nadja Janaudis

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-6538-2
Formato 14 x 21 cm
124 páginas
1ª edição - 2023
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home