ANTONIO TAMANCO DURO / Carlos Leite

"Antonio Tamanco Duro” é uma das muitas crônicas deste livro, em que Carlos Leite nos remete ao passado, lembrando as peladas de sua infância, jogadas nas ruas ainda calçadas de paralelepípedos, com poucos carros passando, sem medo de violência, quando a única preocupação da garotada era com as tamancadas do açougueiro da rua, que nos momentos livres se oferecia para jogar com eles. O autor divide com o leitor o que a observação de fatos comuns do seu cotidiano despertou de sentimentos em seu coração: hilaridade, espanto, admiração, saudade ou tristeza. A vida, muitas vezes, supera a ficção e Carlos Leite soube captar esses momentos interessantes, narrando-os com emoção.

Pode-se pensar que o cronista é um tipo de escritor pouco criativo em relação aos contistas e romancistas, pois escreve sobre um fato real, sem usar a imaginação. O cronista, porém, não age como o repórter, que narra de forma objetiva um fato observado. Ele fala sobre as emoções que determinado fato lhe causou: alegria, tristeza, saudade, revolta, admiração e muitos outros sentimentos. Um cronista vê os fatos com os olhos do coração. Neste livro descrevo o que o meu coração viu nos fatos que presenciei ao longo da vida.
Carlos Leite

Carlos Leite é servidor público aposentado com formação em Engenharia de Telecomunicações. É carioca da gema, nascido na Tijuca e criado no Engenho Novo, onde mora até hoje. Começou a escrever para tentar reproduzir em texto a forma engraçada que as mulheres da família tinham de contar fatos cotidianos. Em Antonio Tamanco Duro, alguns fatos foram vividos por ele, mas muitos outros foram contados por alguma mulher da família, de forma tão hilariante que ficaram gravados em sua memória.

Serviço:

Antonio Tamanco Duro
Carlos Leite

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-6160-5
Formato 14 x 21 cm 
124 páginas
1ª edição - 2020
Preço: R$ 30,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home