AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, AMBIENTAL, SAUDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL INTEGRADOS / Helder Antônio da Silva


Atualmente as organizações, principalmente as indústrias, buscam, cada vez mais, alternativas para se manterem no mercado ou até para obter novos mercados. A busca incessante pela melhoria contínua além da evolução do mercado tem exigido maior equilíbrio entre o comportamento humano e os sistemas produtivos. Várias organizações optaram pela integração dos Sistemas de Gestão como uma das formas ou modelos estratégicos de gestão visando à sobrevivência frente ao mercado globalizado, com reconhecida eficiência. A Gestão Integrada alinha os Sistemas de Gestão da Qualidade, conforme ISO 9001, Ambiental, conforme ISO 14001, Segurança e Saúde Ocupacional, conforme OHSAS 18001 e, em alguns casos, inclui, também, a Responsabilidade Social (SA 8000 ou NBR 16000). 

Estes sistemas de gestão exige que sejam realizadas auditorias para avaliar a eficácia do modelo de gestão implementado e buscar melhorias para os processos e atividades desenvolvidas pela organização. No entanto, existem poucos livros sobre este assunto, não permitindo aos profissionais e alunos de vários cursos uma aprendizagem fora das organizações que implementaram esta forma de gestão. Considerando esta necessidade e minha experiência de mais de dez anos como auditor de Sistemas de Gestão Integrados, obtidas na IMBEL e na INB, apresento este livro; que tem o objetivo de ajudar vários colegas auditores e também aqueles que desejam obter um conhecimento básico sobre auditoria de sistemas de gestão integrados.

Doutor em Administração de Empresas pelo IAG da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia da Produção pela UNESP-Guaratinguetá. Especialista em Engenharia da Qualidade pela PUC – Minas Gerais. Engenheiro Industrial Mecânico pela FUNREI. Atualmente é Professor do Curso de Administração e do Curso de Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. Foi chefe do Departamento de Educação e Tecnologia e membro do colegiado do curso de administração e vice-coordenador do curso de pós-graduação em planejamento e gestão de áreas naturais protegidas. É revisor da Revista ReA da UFSM e da Revista SODEBRAS na área de administração estratégica e métodos quantitativos. Foi Coordenador Geral de Cursos Técnicos Subsequentes e Concomitantes do Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais entre 2010 e 2011. Atuou como engenheiro nas empresas IMBEL, EMBRAER e INB. Publicou os livros Método para Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional Integrados, Introdução ao Controle da Qualidade com Foco nas Indústrias Química e Metalúrgica e Estudos Sobre Gestão de Operações em Pequenas e Médias Empresa; também publicou, em conjunto com alunos e professores, mais de quarenta artigos em revistas científicas e congressos nacionais e internacionais na área de administração e engenharia de produção.

Serviço:

Auditoria de Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança Ocupacional Integrados
Helder Antônio da Silva
Scortecci Editora
Auditoria
ISBN 978-85-366-5484-3
Formato 14 x 21 cm  
88 páginas
2ª edição - 2019
Preço: R$ 40,00
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home