POR QUE AMO BOTUCATU / Maria Amélia Blasi de Toledo Piza

Na primeira edição, em 2003, Por que Amo Botucatu continha 67 breves crônicas, nas quais Maria Amélia focalizava suas primeiras décadas, perpassando episódios de um cotidiano que se perdeu com o tempo. (...) A acolhida calorosa à primeira apresentação levou a autora à presente edição, acrescida de quatro outras reminiscências que enriquecem ainda mais Por que Amo Botucatu. (...) Constata-se que Maria Amélia, musicista consciente e pintora de mérito, doutora em “Poéticas Visuais”, consegue a magia da singeleza em suas crônicas. (...) O leitor é brindado, tornando-se partícipe das décadas vividas pela autora, tendo em acréscimo o privilégio de penetrar no âmago de uma cidade do interior paulista tão rica em tradições. (...) Por que Amo Botucatu é leitura que faz bem, um bálsamo nesse mundo conturbado.
“Ternas Reminiscências” - José Eduardo Martins - Pianista e professor - Membro Honorário da Academia Brasileira de Música

(...) Estas crônicas não são somente o resgate da história de Botucatu, vividas num instante marcante, mas, sobretudo, o retrato sóbrio de uma época captada pela autora. (...) O resultado é uma prosa contagiante como quem conta lindas histórias que enternecem.
“Quem Conta um Conto” - José Celso Soares Vieira - Presidente da Academia Botucatuense de Letras

Há livros que resultam em mais do que livros. São rituais de um culto centrado em certo pedaço do mundo; são chamado à vida de pessoas interessantes que morreriam de fato se não fossem assim evocadas; são poemas de bem-querer ideados com talento e escritos com elegância, mente clara e coração acelerado. Este livro, o de Maria Amélia Blasi de Toledo Piza, é um desses. (...) É gostoso ler Maria Amélia. Tem um seu estilo, um certo “tempero” no falar (pois ela pensa que escreve, mas, não, ela proseia, conta causos, faz apresentação de gente, provoca intervenções que só podem ser aplausos).
“Por que Amo Maria Amélia” - Hernâni Donato - Membro da Academia Paulista de Letras
Patrono da Academia Botucatuense de Letras

Natural de Botucatu (SP), Maria Amélia Blasi de Toledo Piza formou-se em Artes Plásticas e Música, vindo a obter o doutorado em Arte Brasileira pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP Bauru. Participou da fundação e da organização do Museu Histórico Francisco Blasi e do Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, dos quais foi diretora. Dedicou-se ao ensino, lecionando nas faculdades da região e mantendo um ateliê particular onde ministrou aulas a jovens e adultos. Tem desenvolvido estudos sobre a criação artística, fundamentando teoricamente sua produção pictórica. Anualmente apresenta seus trabalhos em exposições solo temáticas e coletivas seletivas. Possui obras em catálogos representativos da arte contemporânea brasileira e em acervos de museus e centros culturais no Brasil e no exterior, com expressiva premiação. Pertence à Academia Botucatuense de Letras ocupando a cadeira número 6, cujo patrono é Francisco Marins. Dedica-se à escrita como cronista, memorialista e historiadora de arte, tendo publicado vários livros. É casada com o engenheiro Jayme de Toledo Piza A. Neto, tem cinco filhos e quatro netos. Reside em Botucatu (SP).

OBRAS DA AUTORA
2018
Por que amo Botucatu (2ª edição) - Crônicas. São Paulo, Scortecci Editora - 2018
Contos Acontecidos - Contos. São Paulo, Scortecci Editora - 2013
Botucatu Notas Musicais - Botucatu, Gráfica Santana - 2008
Zalina Rolim, Poetisa e Educadora - Biografia. Itu, Editora Ottoni - 2008
Na Borda das Nuvens - Poemas. Botucatu, Ed. Diagrama - 2004
A Luz na Obra de Carlos Oswald - Tese de doutorado - 2003
Por que Amo Botucatu - Crônicas. São Paulo, Scortecci Editora - 1997
O Mural da Santíssima Trindade no Seminário de Botucatu - Dissertação de mestrado
Inéditos:
Torre de Cristal - (Poemas)
Neocubismo como Fonte Criativa - (Manual técnico)
A Construção Estética e Espiritual do Mural da Santíssima Trindade - (Manual técnico)
Velhice com Amor - (Manual familiar)

Serviço:

Por Que Amo Botucatu
Maria Amélia Blasi de Toledo Piza
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-5635-9
Formato 14 x 21 cm
200 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 50,00
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home