OS MENINOS DA RUA BETO / Zulmira Carvalheiro

"Os meninos da Rua Beto" é um volume de crônicas destinado ao público juvenil. Retrata a vida de crianças em um bairro da periferia da cidade São Paulo entre as décadas de 1950 e 1970. São histórias verdadeiras em todos os pormenores, mesmo quando parecem estranhas ou improváveis ou absurdas. Utilizando uma linguagem leve, fácil de acompanhar, com muitos toques de humor e de reflexão, este livro tem o propósito de resgatar e homenagear momentos de um passado que permanece vivo nos corações de quem esteve lá e se considera feliz por isso.

Para quem não esteve, funciona como uma máquina do tempo na qual é se pode embarcar, visitar aquele outro mundo e voltar enriquecido, após participar de aventuras e brincadeiras que hoje em dia não são mais possíveis. Histórias de um tempo em que as crianças brincavam na rua: esta é a frase que melhor resume este simpático livrinho. 

Toda história envolvendo crianças, quando contada com graça e delicadeza, resulta interessante. Se a narrativa transcorre em época e ambiente muito distantes da nossa realidade, a experiência ? além de agradável ? funciona como uma máquina do tempo através da qual podemos espiar aquele outro mundo e voltar enriquecidos. Então vamos lá? Que tal brincar de escolinha escrevendo com carvão nas tábuas do galinheiro? Fazer exploração dentro de uma tubulação subterrânea? Furtar goiabas do quintal do vizinho (e ser apanhado)? Ganhar esmolas sem pedir (mas não devolver depois)?

Subir na jabuticabeira e comer jabuticaba até a barriga estourar? Ser salvo de um desabamento por um anjo da guarda? No meio de tudo isso, assistir (sem entender nada) ao golpe militar de 1964, correr da polícia da ditadura para não apanhar de cassetete e testemunhar a chegada do Homem à Lua. Suponha agora que todos esses acontecimentos sejam verdadeiros, nos mínimos pormenores. Utilizando uma linguagem leve, fácil de acompanhar, com muitos toques de humor e de reflexão, este livro tem o propósito de resgatar e homenagear momentos de um passado que permanece vivo nos corações de quem esteve lá e se considera muito feliz por isso. Venha brincar conosco você também! :)

Zulmira Carvalheiro é paulistana nascida em meados do século XX. Escreve historinhas desde os sete anos de idade, quando foi alfabetizada pela professora Geny Hernandes Gebara. Possui em seu currículo os títulos de ?Banana Pintadinha? e ?Enciclopédia Ambulante?, obtidos respectivamente na infância e na adolescência devido aos hábitos de brincar ao ar livre sem protetor solar e de ler tudo o que estivesse ao alcance das mãos. Aos vinte e três anos abandonou uma promissora carreira de secretária júnior e foi estudar Física, tendo feito bacharelado, licenciatura e mestrado em Física Nuclear. Com quarenta e um anos, constatando que o Prêmio Nobel ia demorar demais, resolveu ser professora. Desde então tem trabalhado em instituições de ensino superior, profissionalizante e médio. Planeja tirar da gaveta (e do pen drive) uma parte dos seus escritos e acabar de cumprir o prognóstico firmado aos dezesseis anos na seção de ?amigos por correspondência? da revista juvenil americana ?Teen Life?: ?she plans on becoming a nuclear physicist and author?.
Outras informações http://lattes.cnpq.br/0645411842324396

Serviço:

Os Meninos da Rua Beto
Zulmira Carvalheiro

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-3822-5
Formato 14 x 21 cm 
80 páginas
1ª edição - 2014
Preço: R$ 20,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home