VOU-ME EMBORA PRA GALÁPAGOS / José Benjamim de Lima

Vou-me embora pra Galápagos é uma coletânea de crônicas e artigos publicados em jornais, a maior parte nos últimos cinco anos. É um modo de ver fatos e temas que fazem parte da vida presente desta aldeia global em que o mundo se transformou. Alguns desses temas e fatos têm origem mais direta na vivência profissional de seu autor. Desse grupo temático fazem parte, por exemplo, as crônicas ?As duas meninas e o rio?, ?O cego armado? e ?A falsa sequestrada?, recriações literárias de casos reais que as inspiraram.

Em outra vertente, estão crônicas mais reflexivo-poéticas: ?arranjo de palavras lutando com a explosão dos sentimentos? (Jeane Mari Sant?Ana Spera), expressões de um ?eu? que poderíamos chamar de ?lírico? na observação do mundo da vida. Pertencem a esse conjunto: ?Uma rosa é uma rosa é uma rosa?, ?O poeta e os sonhos?, ?A crueldade, a alegria e as almas cândidas?, entre outras. Outros textos traduzem a visão do eu-cidadão, refletindo criticamente, ora de modo incisivo ora com certo humor, temas importantes da vida social, política e cultural. ?Escolas sem rumo?, ?Luta antimanicomial: nem cá, nem lá?, ?Doces vampiros capitalistas?, ?A corrupção, o problema maior?, ?As mães e o honesto viver?, ?O biscoito fino e a indústria cultural? fazem parte dessa linha. O final do livro traz escritos de tom memorialista, dedicados a figuras e fatos de sua cidade natal. ?Escolas de antigamente?, ?Beatitudes de um caju?, ?Rancharia, história e memória? estão entre eles.

José Benjamim de Lima nasceu em Rancharia ? São Paulo, onde fez seus estudos de primeiro e segundo graus. É licenciado e especialista em Letras, bacharel e mestre em Direito. Foi professor de Português e de Direito e Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, cargo no qual se aposentou. Atualmente, é advogado. Vive em Assis, interior do Estado de São Paulo. Já publicou artigos jurídicos, crônicas, contos e poemas nas revistas Em Tempo (Faculdade de Direito de Marília (SP)), Argumenta (Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho (PR)), Revista APMP (da Associação Paulista do Ministério Público). Tem publicado artigos e crônicas em jornais da imprensa escrita e eletrônica de sua região (jornais Voz da Terra, Jornal de Assis, Jornal da Segunda, Atual  e Portal Uniol). Mantém um blog intitulado Direito e Cidadania, no jornal eletrônico Assis Notícias (assisnotícias.com.br). Em 2008, publicou Solo de Afetos, livro de poemas, pela editora EI ? Edições Inteligentes.

Serviço:

Vou-me Embora Pra Galápagos
José Benjamim de Lima

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-3547-7
Formato 14 x 21 cm 
156 páginas
1ª edição - 2014
Preço: R$ 25,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home