ATALHO EM RETALHO / João Barbosa

Como uma espécie de paisagista, o autor descreve os ?causos? com certa liberdade, própria de um poeta, de realmente reproduzir os fatos à sua maneira, como por exemplo: ?No pequeno povoado Pedro dos Cacetes, região de caatinga... (O caçador de tatu)?. Ressalte-se também o destaque pelo regionalismo com os ares caboclo, que vai desde a linguagem ?? Seja besta não mininu / ? Chi, chora não mininu! Vamo adianti/ ? Quede u malhadinhu (Malhadinho)?, até o universo mitológico da Amazônia ?Simão disse: - é a cobra grande, vamos ancorar no manguezal. / ? Não, não tem buraco.

Isso e caipora /... Será que é a mãe-d?água que tá nos perseguindo??. Trata-se de uma abordagem singela, fascinante e didática sobre a vida amazônica.Apresentando interessantes aspectos do pensamento humano, retratados em seus anseios, medos, angústias, ideologias e sonhos.

João Barbosa, professor, escritor, membro da Associação Amapaense de Escritores, do Clube dos Poetas e do Grupo Universo, é filho dos agricultores Pedro Ferreira Barbosa e Benedita do Nascimento. Nasceu na cidade de Oiapoque, estado do Amapá. Já publicou vários trabalhos literários em jornais do Amapá e participou de várias manifestações culturais regionais. Em 2009, foi Diplomado pelo Governo do Estado, através do Conselho de Cultura, como Destaque Cultural Popular pelos relevantes serviços prestados à cultura do estado do Amapá. Seu trabalho tem caráter regionalista (literatura da Amazônia) e nacionalista, envolvendo a política críticosocial, com a temática voltada para o amor, a paz, a natureza e a religião. Suas obras se reúnem nos livros de poesia publicados, denominados: Aprendendo com Versos -2001; Gritos no Olhar -2007; Antologia Amapaense de poesia -2009 e Antologia de Contos - 2010 (Coletâneas Poetas, Contistas e Cronistas do Meio do Mundo) publicadas através do Projeto Sumaúma (Grupo Universo). Concluiu o curso ginasial na Escola Joaquim Nabuco em Oiapoque, Técnico em Contabilidade no Colégio Comercial do Amapá ? CCA, o curso de Licenciatura em Técnicas Comerciais ? UFPA; o curso de Licenciatura Plena em Letras e o curso de pós-graduação em Docência Superior e pós-graduação em Gestão Cultural.

ÁGUA AMAZONAS

Sentado a beira do cais,
Enquanto a água brava lambe meus pés
Embebedo-me com o ar fresco que toca em meu rosto.
Prendo-me diante do belo manancial de água
Que enquanto cresce empurrada pelo vento norte,
Arredo-me evitando que ela me banhe.

Perplexo, fico diante do quadro pintado pela natureza.
E ao contemplar o gigante, enxergo mais que água,
céu e floresta...
O panorama me encanta, quanta beleza e riqueza!
E mundos, vidas, pureza, magia, com certeza!

E imagino que temos o que não sabemos, confesso!
Que de material à tecnologia, à vida,
há um grande universo
Mas, cuidado com os olhares no processo
dos mundos diversos,
Que pelo sucesso, há algumas sanguessugas insaciáveis, outras perversas.
João Barbosa

Serviço:

Atalho em Retalho
João Barbosa

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-3266-7
Formato 14 x 21 cm
120 páginas
1ª edição - 2013
Preço: R$ 25,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home