UM PINDAÍBA NUNCA ESTÁ SOZINHO / Maria Estela Ximenes

Imagine o sorriso amarelo de quem não possui um centavo para adquirir o essencial. A condição de dureza diante de um salário mínimo no final do mês? Diversas faturas de tantos cartões de crédito para pagar? E o persistente desejo de sonhar com infinitas moedas para quitar as dívidas? ?Um pindaíba nunca está sozinho? faz alusão aos endividados do cotidiano, para aqueles que, por inúmeras razões, são escravos do dinheiro. É a pindaíba decorrente do consumo demasiado e a fruta vermelha no pé ? tão vermelha quanto a conta bancária do trabalhador.

Esta crônica é para você, endividado ? desesperado por um prêmio que possa aliviar a sua pindaíba. Contador inveterado de moedas, tem o hábito de pedir emprestado sabendo que não vai pagar. Você, que culpa o seu cérebro inocente de esquecer a data de quitar as dívidas. Que deve todos os dias do ano ? possui uma lista de dívidas e é membro da lista dos inadimplentes. Cada dívida, uma história: do dinheiro suado que não supriu as contas, de um imprevisto que bateu à sua porta. Você que gosta de esticar os bolsos para mostrar que estão vazios, que cobiça a fortuna alheia e desejaria possuir uma máquina de fazer dinheiro.

Se tivesse condições, colocaria borracha no dinheiro para que ele esticasse. Que presenteia parentes e amigos com lembrancinhas para provar que não é sovina. É a labuta ou a fome ? o tênis velho ou o chão, a água ou a seca, a mixaria ou a esmola. Você é um ser peculiar ? assiste o discurso do presidente no dia primeiro de maio e já pensa em gastar o mísero acréscimo de salário.
Crônica ?Endividado?

?Termino de escrever devolvo o sonho, a sorte e o infortúnio que pedi emprestado.?
Maria Estela Ximenes

Graduada em História e pós-graduada em Educação, Maria Estela Ximenes é professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo. Possui crônicas publicadas em sites e antologias.
Contato:
ximenes2008@yahoo.com.br

Serviço:

Um Pindaíba Nunca Está Sozinho
Maria Estela Ximenes

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-3285-8
Formato 14 x 21 cm
120 páginas
1ª edição - 2013
Preço: R$ 25,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home