CONTANDO ATÉ DEZ / Rejane Machado
Miscelânea: O título deste despretensioso volumezinho diz bem do seu conteúdo: crônicas, Memorabilia, In Memoriam experiências culinárias, fait-divers, casos acontecidos ou imaginados, alguma poesia, crítica literária - e por que não? - autoajuda, - enfim, uma verdadeira "miscelânea", estando assim, plenamente justificada a sua diversidade de gêneros, creio. É talvez a coisa mais confessional que jamais escrevi. Nele faço um mergulho interior, em direção às minhas mais caras lembranças, extraindo delas o perfume da novidade de que se revestem para quem não as partilhou.
Coisas que guardamos com muito cuidado, em um compartimento especial da memória e que vieram à lembrança, em certo momento especial, sem terem sido provocadas. Exponho pontos de vista pessoais, abro meu coração com toda delicadeza e elegância de que sou capaz, procurando situar-me e compreender minhas próprias reações, tentando o Cognoscere ipsum que os filósofos antigos recomendavam. (Coisa mais difícil!)
Rejane Machado é carioca, professora, especialista em várias artes, de Literatura à Culinária, passando pela mais difícil que é viver bem, entre tipos diferentes de personalidades. Sabe, entre outras espertezas, conviver, procurando na mais prazerosa das inúmeras ocupações, encontrar a beleza e grandiosidade dos textos literários que analisa, nos sons contidos nas combinações das sete notas musicais que ouve e cultua, nas vinte e seis letras do alfabeto combinadas de maneira estética e/ou lúdica, e principalmente no relacionamento do amor destas criaturas amadas que Deus mandou para colorir de rosa a minha vida. Já escrevi "uma meia dúzia" de livros e pretendo continuar a escrever; tenho ganhado bem "meia dúzia" de prêmios literários de certa expressão, por meus contos e romances. Aqui experimento outra vertente de criação: dar palpites, lembrar coisas e pessoas, comentar algo justificando a ocupação de um lugar no mundo. Em primeira pessoa, portanto assumindo uma postura muito perigosa: dar corpo à Memorabilias, In memoriam, crítica literária, autoajuda, receitas culinárias e de vida, enfim, uma Miscelânea bem-humorada em forma de Crônicas, as quais intitulo Contando até dez. Pela primeira vez não me escondo atrás de personagens que invento.
Serviço:
Contando Até Dez
Rejane Machado
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-2876-9
Formato 14 x 21 cm
128 páginas
1ª edição - 2012