A MATEMÁTICA AVANÇADA E SUAS APLICAÇÕES NA AGITAÇÃO E MISTURA DE FLUIDOS / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Na abordagem da Matemática Avançada analisada neste livro, ressalta-se a relevância específica dos operadores diferenciais na aplicação aos procedimentos encontrados nos processos de agitação e mistura de fluidos, inerentes à área de Engenharia Química. O conteúdo do presente trabalho de pesquisa resume-se nos itens assim discriminados:
· Introdução;
· Capítulo I: A Matemática Avançada e os operadores diferenciais;
· Capítulo II: Aplicações da Matemática Avançada nas operações de agitação e mistura de fluidos;
· Capítulo III: Reflexões sobre alguns marcos que fundamentam a Matemática Avançada;
· Referências.

ABELHAS E DERIVADAS / Douglas Rossetto

Caro leitor, a Coleção História da Ciência abrange diversos temas, os quais versam sobre Matemática, Física, Astronomia, entre outras ciências, além de apresentar tópicos sobre Tecnologia. Este trabalho iniciou-se a partir de pesquisas no campo da História da Ciência realizadas pelo autor e que originaram diversos artigos, os quais, por sua vez, consubstanciam os conteúdos apresentados na coleção.

DERIVADAS / Douglas Rossetto

Este manual foi concebido com intuito de fornecer as técnicas do Cálculo aos estudantes de Engenharia e Tecnologia. O grande número de exemplos e exercícios presentes na obra tende a facilitar o processo de estudo dos alunos, bem como a abordagem dos professores. O livro foi fracionado em capítulos e seções com temas específicos e seguem uma sequência similar às desenvolvidas em um curso regular de graduação, contudo, a estrutura dos capítulos permite abordagens não lineares, de modo que é possível estabelecer um rol de assuntos para estudos de forma modular, cuja finalidade é propiciar o acesso direto à matéria, favorecendo assim a otimização do tempo de estudo.

DIDÁTICA / Neuza Maria Cechetti

Este livro trata da relação teórica e prática dos professores de Matemática. No decorrer do livro, são apontadas algumas questões históricas, ideias e discussões gerais, incluindo importantes pensadores e suas contribuições que propiciaram a abertura de novos horizontes a respeito da Didática.

INTEGRAIS / Douglas Rossetto

"Este manual foi concebido com o intuito de fornecer as técnicas do Cálculo Integral na resolução de problemas comuns aos estudantes de engenharia e tecnologias avançadas. O grande número de exemplos e exercícios presentes na obra tende a facilitar o processo de estudo dos alunos, bem como a abordagem dos professores. [...]"

MATEMÁTICA DE "FATO" / Neuza Maria Cechetti

Este livro contém sugestões de atividades criativas para o ensino de fatos fundamentais. A metodologia utilizada torna a aprendizagem da tabuada mais compreensível, prazerosa e menos temida. Objetiva a construção do conhecimento dos fatos fundamentais, permitindo que o aluno faça descobertas e as compartilhe com seu grupo através de atividades lúdicas.

MATEMÁTICA EM VERSO E PROSA / Gilberto Apolonio Barbosa

Coletânea de poesias, permeadas por textos em prosa selecionados em capítulos pelos seguintes assuntos:  Uma questão de valores - Neste capítulo a tônica são os valores pessoais necessários ao bom convívio social dentro e fora do ambiente escolar. Reincluindo a Matemática - Manifestações em poesia e prosa que relacionam a Matemática aos demais componentes curriculares do ensino básico.

MATEMÁTICA PARA VESTIBULARES / Douglas Rossetto

Este livro foi elaborado de modo a atender aos estudantes, bem como aos mestres na abordagem da matemática do ensino médio. O lastro pedagógico presente consiste no estudo e treinamento para os vestibulares de quaisquer instituições de nível superior ou técnico, em especial os vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A obra está fracionada em oito capítulos, os quais foram estruturados a partir da seleção das questões apresentadas.

MODELOS MATEMÁTICOS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE / Gastão Rúbio de Sá Weyne

O papel dos profissionais de saúde é de inestimável relevância para a sociedade, considerando tratar-se do desempenho de uma atividade que atua no cerne da questão de maior prioridade para todos os seres humanos, a sua própria vida. Parte-se aqui do pressuposto de que a maioria desses atores da saúde é pouco afeita ao estudo de assuntos fora de sua especialidade, especialmente quando se trata de ciências matemáticas.

O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA / Neuza Maria Cechetti

O desafio de ensinar Matemática considera o trabalho desenvolvido em Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Ressalto a valorização moderada do uso de jogos e materiais concretos, em busca de um ensino de Matemática em que o aluno possa sentir-se bem ao estudar a disciplina e aprendê-la sem o massacre de ter que “decorar” de forma brutal os conceitos propostos pelo professor.

SUPERAÇÃO MATEMÁTICA / Neuza Maria Cechetti

Superação matemática foi escrito para professores buscando aproximá-los das práticas pedagógicas. Apresenta situações matemáticas diversificadas baseadas nas aulas do curso de Matemática (Licenciatura), no contexto do Laboratório de Matemática. O intuito é sugerir algumas ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar os professores no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, com atividades leves, claras e predominantemente lúdicas e utilizando jogos, brincadeiras, curiosidades, quebra-cabeças, desafios e truques.

VIVENCIANDO A MATEMÁTICA / Jorge Brandão

"De que forma pessoas com cegueira congênita concebem conceitos de triângulos, simetria e quadriláteros? A segunda parte deste livro responde a esta questão utilizando, após adaptação para cegos, o método Van Hiele de Ensino de Geometria. Todavia, a obra não se destina apenas aos docentes que tenham alunos com deficiência visual incluídos na escola regular. [...]"

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home