A GLOBALIZAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL / Raul Colcher

A globalização e a transformação digital: promessas e desafios de um novo mundo em construção é um texto essencial para entender o momento em que vivemos e encarar algumas das perplexidades com que nos deparamos. Constitui uma abordagem, com perspectiva brasileira, de um conjunto de fenômenos globais que caracterizam e definem o nosso tempo.

A INDÚSTRIA GRÁFICA 4.0 / Jorge Maldonado R.

A indústria gráfica brasileira vem enfrentando enormes desafios faz muito tempo pela estagnação econômica que afeta o país desde 2014, pela concorrência com novas mídias, pelas mudanças nos hábitos de consumo da população local, pela pandemia da Covid-19 e, finalmente, por outros novos desafios que estão chegando com uma nova revolução industrial.

GRÁFICA: UMA INDÚSTRIA EM TRANSFORMAÇÃO / Hamilton Terni Costa

Um dos modelos de comportamento que busco para mim, profissionalmente, é o reaprendizado contínuo. Caminhamos nessa esteira rolante do mundo com uma velocidade cada vez maior, quase correndo, e ao não rever a todo instante o quão válidos estão os conceitos e as premissas que adotamos como verdadeiras em nossas vidas (especialmente num mercado dinâmico como o da comunicação digital e impressa) podemos nos tornar fósseis da noite para o dia.

REVOLUÇÃO 4.0 / Ailton Lemos

Ano 1760, século dezoito. O país é a Inglaterra. Foi a partir desse endereço temporal que as coisas mudaram no planeta terra. Surgiu a primeira, segunda e terceira revolução industrial. Agora se faz presente a quarta revolução industrial, o mundo inteiro será afetado por ela, inclusive a sua profissão. Surgirão máquinas tão inteligentes que tomarão o emprego de muitos ao redor do planeta. E agora, o que fazer? Mas não para por aí.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home