MENINA VERSOS MULHER / Luísa Andrade Machado / Vera Novack



Tratar a literatura como uma arte solitária é um engano comum. Talvez se repita por cultivarmos aquela visão poética do escritor enclausurado com seus próprios demônios, buscando inspiração enquanto trava uma batalha para não enlouquecer sozinho. Ou por querermos, de alguma forma, enxergar esse ofício como algo mágico, uma epopeia lírica por um mundo encantado. Bobagem. Escrever é mundano e, exatamente por isso, se torna fantástico. Acima de tudo, é algo construído a partir do encontro. Mesmo os que escrevem para si e guardam seus rascunhos em gavetas trancadas por mil cadeados foram inspirados por um encontro: algum livro, autores e autoras, histórias contadas ou cantadas, educadores do passado ou do presente. Assim nasceu esse livro que você tem em mãos agora. E é bonito que o encontro tão presente na literatura seja o alicerce dessa coletânea de poemas compartilhada entre Vera e Luísa. Um encontro entre duas mulheres; outro, entre seus versos nas páginas. Encontros que poderiam soar improváveis, mas, na verdade, fazem todo o sentido se olharmos com atenção. Porque disso é feita a vida. E a literatura nada mais é do que um recorte da vida. Boa leitura.
Pedro Tavares, escritor e finalista do Prêmio Literário Jabuti

Luísa Andrade Machado nasceu em 15 de agosto de 2006 em São Paulo (SP). Lançou seu primeiro livro, As aventuras do capitão Manivela (Editora Companhia Ilimitada, 2018) aos 11 anos. Bicampeã do Sarau de Poesias do Colégio Jardim São Paulo e medalhista de bronze na primeira edição nacional da Olimpíada de Português (OP) em 2023, Luísa sempre encontrou na escrita uma maneira de se colocar abertamente ao mundo. Conheceu Vera Novack no Coral do Colégio Jardim São Paulo, no qual canta desde pequena, e, desde então, ambas cultivam um vínculo único, cujo fruto é esse mesmo livro que você tem em mãos agora. Atualmente Luísa está focada em seus estudos para cursar Letras, além de continuar escrevendo sempre que lhe dá na telha (geralmente em horários muito inoportunos, como no meio da madrugada). Por ora, pretende continuar alimentando seu vício em livros, poesia e chocolate até que um novo projeto surja.

Vera Novack - Farmacêutica-bioquímica, pianista, regente, professora, palestrante, leitora interessada e aprendiz de poeta nos momentos mais introspectivos, Vera Novack nasceu num outono, ao meio-dia de uma quarta-feira, 23 de março de 1955, curiosa para conhecer a Lua minguante que a ela seria apresentada naquela noite. Essa reverência ao céu ela faz até hoje em suas fotografias amadoras, percebendo formas nas nuvens e poesia em cada pôr do sol. Gosta de retratar as belezas imensas, as minúsculas – e até as microscópicas – que encontra em seu caminho, tentando compor um equilíbrio entre sua racionalidade científica e sua sensibilidade feminina. Os palcos são um segundo “doce lar”, um espaço mágico onde, na função de regente, convive com uma grande família de cantores e músicos que dão sentido à sua vida profissional e que enobrecem seu dia a dia. Escrever tem sido sua melhor forma de calar, quando suas palavras não conseguem ser mais sonoras do que seu silêncio – como confessa no poema de abertura deste livro, “Em poucas palavras”. Mostrar seus poemas agora, por este livro, a quem os queira ler e ouvir, representa para ela uma nova e madura forma de comunicação, talvez a sua mais completa tradução.

Serviço:

Menina Versos Mulher
Luísa Andrade Machado
Vera Novack

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6722-5
Formato 14 x 21 cm
80 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home