COISAS DO MEU CASQUEIRO / Carlos R. Hojaij



Chega um tempo em que as coisas lá jogadas no baú começam a reclamar presença antes que outros dela definitivamente se esqueçam. Uma espécie de compromisso consigo mesmo e respeito a muitos forçou o Autor a debruçar-se sobre montanha de papéis, livros, documentos, fotos, artigos, cartas e outras coisas mais, acumuladas em numerosas décadas de vida própria. O que fazer? Impossível tudo trazer à luz e oferecer espaço aberto e arejado. A cada coisa mantida à vista para mais detalhada reflexão havia o desgosto de lançar de volta ao casqueiro muitas outras certamente preciosas. Foi um tal de reviver com alegria e dor ao longo de numerosos meses. Chegou um ponto em que o Autor observou como tanto de passado feito presente limita a existência e representa risco de reduzir seu tempo adiante. Este ponto crucial determina nova revolução interna a não permitir nostalgia duradoura sob o risco de tornar-se paralisante melancolia. Mas na vida tudo é seleção, desde que tenhamos a liberdade de ver, pensar e decidir. Este princípio foi o escopo principal deste livro: liberdade. As páginas expressam a força natural da vida e a cotidiana presença existencial em seu sentido maior de afirmação no mundo e em meio aos outros. Para o Autor, este sentido maior é paixão. Se liberdade foi o objetivo da jornada, o motor constante deste movimento foi paixão. Como bem disse, “sem paixão não se vive”. Seu pot-pourri de memórias traz precioso desfile de pensamentos e comentários finos, cultos, belos, sarcásticos, inflamados, inusitados, arrojados, intrigantes, desafiadores, corajosos, etc. Em confidências encontramos parte de sua vida pessoal, discretamente preservada até então. E depoimentos públicos e homenagens a alguns poucos com quem teve privilégio de compartilhar preciosas etapas de suas vidas. Uma confissão autorizada a ser mencionada: seu casqueiro não foi suficiente de tudo acolher, e este livro sai com a dor de muito ser deixado a se perder na implacável velocidade a nós imposta pelo deus Tempo. Uma vida só é muito pouco a quem muito quer viver.
Camille Drach Hojaij

Este livro, Contos que vivi, juntamente com Coisas do meu Casqueiro e AMORMORTAL, são suas primeiras obras não científicas, publicadas simultaneamente. Representam o culminar de oitenta anos de existência repleta de conquistas e realizações pessoais e profissionais. Durante esse tempo, testemunhou a complexidade da vida e a vastidão da experiência humana, não apenas através de seus pacientes, mas também por meio de todos aqueles encontrados ao longo de sua trajetória.
Camille Drach Hojaij

“A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos. Uns com os outros acho que nem não misturam. Tem horas antigas que ficaram mais perto da gente do que outras de recente data. O senhor mesmo sabe; e se sabe, me entende. Toda saudade é uma espécie de velhice.”
Guimarães Rosa

Carlos R Hojaij foi criado em São Paulo e vive na Austrália há mais de vinte e seis anos. Graduou-se no Colégio Rio Branco (SP). Formou-se em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1968, com especialização em Psiquiatria. Recebeu os títulos de Mestre em Psicologia (PUC-SP) e Doutor em Medicina (USP) com teses em Esquizofrenia, ambos com distinção. Nessa mesma faculdade, trabalhou como professor de psiquiatria e chefe de serviços clínicos, e manteve atividade particular em sua clínica. Em 1986 fundou a Sociedade Brasileira de Psicopatologia da Expressão (Psiquiatria e Arte); em 1987 foi eleito Vice-Presidente da Sociétè Internationale de Psychopathologie de L’Expression, permanecendo nessa posição até 2001. Em 1990 foi eleito membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, primeiro ocupante da cadeira André Teixeira Lima. Em 1992 foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria Biológica. Em 1996 foi eleito Secretário-Tesoureiro e em seguida Presidente da Federação Mundial das Sociedades de Psiquiatria Biológica (WFSBP). Membro Honorário em dezenas de sociedades nacionais de Psiquiatria Biológica. Contém em seu curriculum organização, presidência e participação em numerosos congressos nacionais e internacionais de Psiquiatria Biológica. Tendo sido convidado pela Universidade de Melbourne, em 1998 migrou com sua esposa e filha caçula para a cidade de mesmo nome, na Austrália. Cumpriu atividades acadêmicas e clínicas. Atualmente vive em Brisbane. Em 2024 completa cinquenta e seis anos de contínua atividade médica.

Serviço:

Coisas do Meu Casqueiro
Carlos R. Hojaij

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6633-4
Formato 14 x 21 cm
184 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home