DONIZETE CARMELO SILVA - AUTOR DO LIVRO "MARCAS DA VIDA"

Donizete Carmelo Silva é natural de Alto Araguaia – MT, nasceu No dia 14 / 02 /1961. É filho do casal Nicomedes Silva e Maria José Silva. Cursou 0 1º grau, com exceção da 7º série que foi feita no Educandário Moderno em Goiânia-GO, na Escola Estadual de I e II graus Carlos Hugueney. Graduo-se em Técnico em Estradas, ao nível de ensino médio, na Escola Técnica Federal de MT e no ensino superior, no dia 30/11/1991, tornou-se bacharel em Engenharia Florestal, na Faculdade de Engenharia Florestal, ambos em Cuiabá-MT. Em l987 casou-se com Maria Neusa Moreira na Igreja N.S. da Guia, localizada no bairro do Coxipó – Cuiabá-MT e em abril de l989 nascera Camila Inocência Moreira Silva, a única filha do casal. Em 1994 regressou à sua cidade natal como servidor concursado no cargo de AAF (Agente de Administração Fazendária) da Secretaria de Estado de Fazenda, onde ficou lotado na Agência Fazendária de Alto Araguaia, antiga Exatoria Estadual, até 31/03/2022. Neste período, exerceu a função de Gerente Fazendário Titular por 15 anos e 09 meses, além de diversas vezes ter exercido a função de Gerente substituto também em várias Agencias Fazendárias de outras cidades do Estado. No dia 03/05/2022, foi transferido para CFPF (Coordenadora de Fiscalização Volante em Postos Fiscais e Transportadoras).
Este escritor, vem demonstrando a sua aptidão literária, escrevendo a sua paixão por contos, poemas e poesias deste 1982 quando participava da Pastoral da Juventude do Coxipó - Cuiabá-MT.

Marcas da Vida
Nos traz relatos de quem percorreu diversos caminhos neste colosso Estado de Mato Grosso, incluindo contos e poemas deste Araguaiense que se inspirou em algumas das aventuras do seu avô desde seu nascimento até sua morte, fazendo referência a sua mãe e algumas passagens inicias de sua vida. Esta obra, de livre criação literária, é humilde na grandeza de sua observação onde retrata a pureza da alma de um desbravador, numa autêntica viagem através da sua jornada na terra. Assim, formulando parágrafos e versos, este escritor transfere experiências, expõe a sua alma, desnuda-se espiritualmente e a coragem que o leva a essa entrega, o transforma em Andarilho que se protagoniza nas marcas da vida. Marcas da vida é um sonho antigo, que ficou guardado por anos, mas nunca esquecido para hoje poder apresentar para vocês este livro que reúne a história de vida de um homem que adorava contar estórias e viver aventuras. Certamente, quando ele iniciou a escrever este, imaginou que através de alguns relatos que ele ainda lembrava iria eternizar a vida deste homem e de seu legado. Procurou imortalizar as memórias de um caminheiro que com certeza foi um grande contador de causo!

ENTREVISTA

Olá Donizete. É um prazer contar com a sua participação no Portal do Escritor.
Do que trata o seu Livro?
O Livro trata-se de memórias de alguns causos e fatos da trajetória de meu avô materno no colosso Estado de Mato Grosso desde seu nascimento até sua morte, além de fazer referência a minha mãe e o início da minha caminhada.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?

A ideia de escrever o livro foi para imortalizar a vida do meu avô que amava contar causos e com criatividade até tornava personagens de causos do folclore brasileiro.
O público alvo é principalmente para aquele que gosta de biografia e/ou de ouvir causos.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?

Sou um servidor público Estadual, casado e tenho uma filha e estou preste a aposentar. Sou amante da natureza e do turismo. Este já é terceiro livro. Primeiro chamava O MENSAGEIRO DO ARAGUAIA. O Segundo MARCAS DO ANDARILHO e este MARCAS DA VIDA. O próximo tem o título provisório de ÉRAMOS MUITOS!

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Acredito que é preciso, nas próximas eleições, votarmos nas pessoas que acreditam que a educação é o caminho do desenvolvimento e que os gastos com a educação é investimento. Assim, poderemos ganhar pessoas adeptas a leitura e que valoriza aos que tem coragem de expor suas ideias em um livro.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Porque o primeiro livro foi editado por esta editora e gostei muito de seu trabalho. O segundo não foi por ela porque optei valorizar uma Editora recém criada na cidade, que infelizmente não prosperou.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?

Acredito que merece ser lido porque a vida é cheia de surpresas, maravilhas, encontro e desencontros. E conhecer a caminhada de uma pessoa sempre nos traz conhecimentos e nos abre novos horizontes de possibilidades. Pois, realmente a pior coisa desta vida é viver na ignorância.

Maria Cristina Andersen
Revista do Livro

Curta nossa página no Facebook
Facebook

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home