ESSES LOUCOS, LÚDICOS E DESINFORMADOS PATRIOTAS / Rafael Moia Filho



O livro Esses loucos, lúdicos e desinformados patriotas, o oitavo do autor, retrata alguns motivos que levaram milhões de brasileiros a enveredarem pelo caminho da incerteza em busca de um golpe militar ou civil contra a própria democracia brasileira. Pessoas que brigaram com amigos, parentes e de certa forma se isolaram de quem não acreditava naquilo que elas pensavam ser o certo para o país. Em raros momentos na história da república brasileira assistimos a espetáculos tão dantescos como os vividos desde 2018, quando o ex-deputado do baixo clero, incipiente e improdutivo, resolve ser candidato à presidência da república. Sua vitória trouxe ao cenário político o componente do ódio, das mentiras espalhadas por mensagens de aplicativos como WhatsApp e Telegram, além de inundar as redes sociais levando desinformação. Como disse Tony Judt: “O desafio da nossa geração não é escolher entre o capitalismo e o comunismo, entre o final da história ou o retorno da história, mas sim, entre a política de coesão social baseada em propósitos coletivos e a erosão da sociedade mediante a política do medo”. Por mais que os políticos sigam sendo os grandes responsáveis pela situação de penúria em que nosso povo vive, cabe exclusivamente a nossa sociedade encontrar forças e o caminho dentro dos preceitos democráticos para reverter todo esse estado de coisas que nos atrasam e nos dividem e ajudam a formar grupos sectários e atrasados que não nos levam a lugar algum. Boa leitura!

Rafael Moia Filho se especializou na história política brasileira e na questão fundamental da participação política dos eleitores em nosso sistema democrático. Teve em 2018 seu trabalho De Sarney a Temer — Nossa incipiente democracia lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo pela Scortecci Editora. Seu livro Diário de uma democracia — 600 dias que marcaram o país concorreu ao Prêmio Jabuti em 2022. Este novo trabalho, Esses loucos, lúdicos e desinformados patriotas, retrata os diversos motivos que levaram e ainda mantêm um segmento enorme de brasileiros se desvirtuando do verdadeiro caminho da cidadania, da essência da participação democrática e do sentido exato da palavra patriotismo. O livro mostra a origem das manifestações que culminaram em atos terroristas com a destruição parcial da Praça dos Três Poderes e a invasão do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto, numa afronta à democracia e à ordem do país. Por que seguem um ex-deputado do baixo clero eleito pelo voto popular e fazem dele um político de estimação? O autor já publicou aproximadamente 1.700 artigos em diversos jornais, blogs e sites do país. Conheça mais acessando o blog Falando um Monte!

O autor nasceu em São Paulo em 1958. Trabalhou no setor elétrico paulista de 1974 a 2011. Em 1996, fixou residência em Bauru (SP), onde veio a se aposentar em 2011. Começou então a escrever artigos e colaborar com vários jornais, blogs e sites da região e do país e já tem cerca de 1.700 artigos publicados. Em 2008 montou o blog Falando um Monte!, onde já publicou mais de 1.850 artigos de sua autoria e de diversos autores e que contabiliza, no momento, cerca de 1.650.000 acessos. É casado com Célia Regina G. Moia e tem três filhos, Rodrigo Moia, Marina G. Moia e Ronaldo G. Moia, que o incentivam, ajudam e são a razão da sua vida. A este livro somam-se suas obras anteriores: O tempo na varanda (2012), O humor no trabalho (2013), De Sarney a Temer — Nossa incipiente democracia (2018), Falando um monte! — Reflexões sobre o Brasil (2020), Diário de uma democracia — 600 dias que marcaram o país (2021), A democracia dos ausentes — Um exercício de cidadania (2022) e Brasil — O sonho de uma eterna utopia (2023).

Serviço:

Esses Loucos, Lúdicos e Desinformados Patriotas
Rafael Moia Filho

Scortecci Editora
Política
ISBN 978-85-366-6601-3
Formato 14 x 21 cm
180 páginas
1ª edição - 2023
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home