UMA JANELA PARA A VIDA / Eunice Souza Falcão



Pandemia mundial, propagação do vírus da covid-19. Todos se trancam em suas casas para evitar o contágio. Lucinha, jovem universitária de 20 anos, segue o protocolo e também se isola. A protagonista da história é órfã, com muito esforço ingressou em uma universidade pública e vai morar numa república de estudantes na cidade de Ouro Preto. Tudo corria bem na vida de Lucinha até chegar a pandemia. De repente, a garota se viu sozinha naquele casarão em estilo colonial. Suas colegas voltaram para o colo familiar, ela ficou, pois não tinha para onde ir. Sozinha, desperta um olhar mais apurado para a arte, a música, a poesia e os fatos históricos que aconteceram naquela cidade em tempos remotos. Um dia, ainda no início do período pandêmico, ela resolve escrever sobre aqueles momentos de sua vida, as dificuldades, a doença e as mortes causadas pelo vírus da covid-19. O ato de escrever se tornou, para a jovem, uma fuga para driblar o medo, a tristeza e a solidão. Apesar desse pesar, a moça procura pensamentos positivos numa batalha constante, sempre acreditando no fim da situação epidemiológica.

Quando estive pela primeira vez na Praça Tiradentes da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, fiquei a olhar e admirar tudo, tive uma sensação inexplicável, a impressão de que já conhecia todo aquele espaço. Voltei a Ouro Preto várias outras vezes, conheci todos os museus, igrejas, capelinhas, ladeiras e vielas; apreciei cada casarão que faz da cidade uma verdadeira viagem ao passado. Ainda assim, sempre houve aquela vontade de retornar. Em 2020 eu já estava me organizando para as festividades de inverno, quando entrou a pandemia devido à disseminação do vírus da covid-19, consequentemente o isolamento social. Não havia mais nada a ser feito, somente escrever. Assim eu fiz, produzi um diário de ficção em ambiente e tempo real que dedico à bela cidade histórica de Ouro Preto - MG.

Eunice Ribeiro de Souza Falcão, paulistana, nasceu em setembro de 1966, é graduada em Letras e Pedagogia e atuou como professora por quase trinta anos para a rede pública de educação do estado de São Paulo. É amante da Literatura, paixão que despertou ao exercer a profissão trabalhando com os variados textos literários. Sem esquecer sua formação de origem, atualmente se dedica à arte de compor textos criativos. “Embora trace novos caminhos, o ser professora nunca sairá de mim.”

Serviço:

Uma Janela para a Vida
Em Tempos de Pandemia
Eunice Souza Falcão

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-65-5529-953-3
Formato 14 x 21 cm
128 páginas
1ª edição - 2022
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home