O JULGAMENTO DAS MÃES / Carmem Teresa Elias



Dignidade: eis o clamor desta obra envolvente entre uma narradora e quatro personagens femininas principais que vislumbram romper o limiar entre a mudez e a libertação da voz feminina, secularmente assolada e amalgamada em sociedades opressoras. Entre a maternidade e o terror, entenda-se terror íntimo de ser mulher e mãe, e o terror social extremo, cinco mulheres sustentam tragédias físicas, emocionais e psicológicas, isentas de cronologia ou espaços geográficos circunscritos, pois espelham igualmente abusos e perversões sofridas na universalidade das histórias femininas que se perpetuam na humanidade. Reconhecer, compreender e refletir criticamente sobre a permanência de certas situações humilhantes para a mulher faz parte da construção indispensável para o século XXI. Carmem Teresa Elias consegue, como poucas vozes, romper fronteiras e estabelecer comparações paralelas, nítidas e sólidas, entre hábitos e práticas regionais por um lado, e um regime universal de silenciamento feminino. Um romance dramático e redentor para não esconder
verdades.
Dra. Beatriz Elias Ribeiro

O Julgamento das Mães: Maternidade e Terror pode ser classificado como um drama psicossocial que tramita entre três vertentes literárias e filosóficas: a Mimesis aristotélica de realidades humanas, o Realismo Fantástico do estilo marcante de escrita de Carmem Teresa Elias, e o Absurdo existencial de Albert Camus aplicado numa análise da condição feminina. Em linguagem simples, porém hermética no convite a metáforas poéticas inseridas na prosa amarga, a obra abarca, simultaneamente, uma decodificação dolorida, cruel, enigmática e enternecida de uma narrativa cuidadosamente tecida entre o conflito aprisionador e uma libertação gritante. Da força de resistência e da brutalidade das ações e, principalmente, das atmosferas criadas e conduzidas por meio de reflexões psicológicas contínuas entre mães e filhas emerge o espírito das personagens. Como leitor, expor-se ao sofrimento e à dor sucumbida dessas ânimas que as representações femininas assumem na obra é um exercício, ao mesmo tempo, de sensibilizar-se, condoer-se e conscientizar-se das lentas e sinuosas torturas a que o universo feminino continua a ser vitimado universalmente. Carmem Teresa Elias não aborda apenas dois extremos do mundo, ocidental e oriental. Seu romance atinge a universalidade da condição humana com questionamentos e críticas mordazes contra a desumanização, mutilação, solidão e cancelamento milenar imposto à voz e à vida da mulher. Após a catarse, um sopro, uma esperança de vida, proposital e ironicamente trazendo à luz um final que, embora parecendo brincar com clichês, surpreende e arrebata a maternidade.
Mario Baker - Advogado e jornalista

“Amo a liberdade de amar a poesia” é o mote, desde criança, da autora, com dez obras literárias publicadas nos gêneros conto, romance juvenil, poesia, dramaturgia, ensaios literários e livros de arte. Carmem Teresa Elias é premiada pelo Consulado da Itália, pela Feira do Livro de Genebra, UBE, prefeitura do Rio de Janeiro, indicação ao Maestro Guerra-Peixe, entre outros. Docente, pesquisadora e palestrante em Literatura Comparada e Análise de Gêneros Textuais, pós-graduada em Letras pelas universidades de Cambridge, Federal Fluminense (UFF), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Gama Filho, redigiu diversos artigos acadêmicos e trabalhos para congressos em mais de trinta anos de atuação profissional nos níveis universitário, médio e fundamental, além de material didático para a Universidade Santa Úrsula e Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Também é artista plástica, com cinco exposições individuais e obras em dezenas de coletivas. Atual Diretora Cultural da UBE-RJ na gestão 2023-24, foi vice-presidente de instituições culturais, tendo realizado curadoria e organização de eventos artísticos no Consulado Geral da Argentina, Casa França-Brasil e UERJ. Criadora e diretora do projeto socio-educativo Poesias ao Acaso por doze anos (2010-2022), conduziu oficinas de criação artística, tendo formado e apresentado novos autores no mercado editorial. Seus livros, preferencialmente em prosa poética, ora exaltam a importância da sensibilização diante do amor e da natureza, ora denunciam crises sociais, individuais e existenciais diante da desumanização e precariedade de respeito à vida.

Serviço:

O Julgamento das Mães:
Maternidade e Terror
Carmem Teresa Elias

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-6545-0
Formato 14 x 21 cm
240 páginas
1ª edição - 2023
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home