PR. OBEDE MARTINS - AUTOR DO LIVRO "ESCATOLOGIA"

Pr. Obede Martins é pastor da Assembleia de Deus, autor de outros títulos.

Escatologia: Uma Narrativa Contemporânea
O livro que o prezado leitor tem em mãos toca, sobretudo no escopo da Consumação, na concretização dos propósitos e decretos do Deus Vivo quanto à Sua Criação, em especial o homem, criado à Sua Imagem e Semelhança. Portanto, essa é uma obra de escatologia, como os teólogos chamam o estudo das últimas coisas, a culminância da história e do tempo sob a Soberania do Deus Eterno. A palavra vem de eschaton (fim) ou de eschata (últimas coisas). No fundo e em resumo, a escatologia cristã, conquanto abrace distintas linhas e propostas interpretativas, é mais que um estudo é uma convicção: o futuro está a caminho. E Cristo é Senhor do futuro, do universo e de todas as coisas. Esse é o eixo condutor de qualquer leitura dos textos escatológicos judaico-cristãos. Sendo assim, é correto pensar que a reflexão escatológica apresenta o seu clímax no maravilhoso, poético e tão belo livro do Apocalipse, literalmente a revelação do que há de vir embora para a maioria dos crentes seja um livro difícil de ser compreendido. E de fato é. Mas ao ler a obra do Pr. Obede Martins, escrita com esmero, muito estudo e, sobretudo, com oração e base na vida pastoral, sou convidado a reler o Apocalipse, um texto profundamente enraizado nos livros que o precedem no cânon sagrado, não como um livro de mistério, mas como um livro de esperança! Ler o Apocalipse é reconhecer que o Deus Vivo, Senhor dos céus e da terra, é quem tem as últimas palavras. Sendo assim, estudar escatologia é um convite a pensar seriamente sobre o que Ele tem a dizer sobre tudo isso e a nos prostrar em adoração a Seus pés, perseverando na obediência e no discipulado cristão até o fim. Como ler o livro do Apocalipse? De joelhos. Transforme sua leitura em oração.

ENTREVISTA

Olá Pr. Obede. É um prazer contar com a sua participação no Portal do Escritor

Do que trata o seu Livro?
O meu livro trata das profecias bíblicas que estão acontecendo e que vão acontecer. Visa contribuir para a ampliação do entendimento daquele leitor ávido de conhecimento escatológico. Esse é o meu anseio como penhor, em nome da evidência e eficácia do cumprimento profético com ratificação teológica.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Sou estudante apaixonado pela Palavra de Deus. A ideia de escrevê-lo surgiu a partir das variabilidades escatológicas e das diversas lentes de interpretação e visão sobre esse tema, conforme a apologia e a ortodoxia de cada escritor. Entendi, portanto, que deveria apresentar a revelação que tenho de Deus, a esse respeito. Minha obra se destina a todos aqueles que creem em Jesus Cristo como o único Salvador, ou não; e àqueles que buscam conhecer a Sua palavra com ratificação teológica.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Embora a expectativa, os planos e projetos sejam um direito concedido a cada um, não cogito status nem aspiro a reconhecimento social. A tônica do meu afã em Letras é registrar nas linhas dos meus anais, uma palavra que dê graça aos que me ouvirem, com aproveitamento. Esse é o meu segundo livro. Evidência e Prosa é o primeiro. 
Assim como o órgão do paladar prova a comida, o ouvido prova a palavra, dando endosso para o terceiro ou mais livros... Como árvores que produzem viçosos e suculentos frutos.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Com base nas minhas experiências pessoais, acredito que haja dentro de cada escritor, uma lacuna que não consegue ser preenchida com elementos físicos. Resulta em detrimento próprio o fato de pessoas famintas, desconhecerem as iguarias para a alma, tendo-a nas mãos.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Tomei conhecimento da Scortecci Editora a partir de uma pesquisa on-line, buscando bom preço e qualidade, simultaneamente.
Sendo assim, a indicação e a recomendação se encontraram. A primazia e a excelência se observaram.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Sim! O meu livro merece ser lido visto que a exegese e a exposição utilizadas são singulares e intrínsecas. O leitor terá a oportunidade de somar aos seus conhecimentos, através de uma linguagem clara, simples e objetiva, um assunto considerado complexo.
Desejo que o prezado leitor possa conhecer e prosseguir conhecendo o Senhor; sabendo o que vai dizer; não dizendo tudo o que gostaria que fosse dito.

Maria Cristina Andersen

Curta nossa página no Facebook
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home