OLHO-D' ÁGUA / Marisa Biasoli


Olho D'Água é o terceiro livro de poemas da autora, Marisa Biasoli. Como ela mesma diz, são poemas da maturidade, sem perder o jeito, o cheiro e o gosto da infância.

A poesia de Marisa Biasoli é feita de recordações, de vida em estado de fruição, de molduras com retratos, paisagens e instantes que são de qualquer tempo inesquecível. No correr das lembranças, o agora duradouro de seus versos vivifica revelações reais, fantasiosas e imaginativas como toda atividade embalada por ressoante memória afetiva. São reminiscências que atravessam a cozinha da avó, seus ensinamentos, e abraçam a infância jogando dente de leite no telhado de casa. Na vida urbana, meninas e meninos são literalmente vistos nos poemas de Marisa Biasoli como bandos de saguis a correr por fios nas ruas da cidade com pedaços de frutas nas mãos. Há sempre uma ideia de liberdade nas palavras que dão significado a essa rica coleção de imagens que não se perderam no tempo. Tudo embalado pela fragrância de lavanda e outras almas florais. A poeta olha para dentro de si, onde habita a mocinha que sempre acreditou no encanto do nome do amor revelado na faca enfiada em tronco de bananeira nas noites de São João e outras verdades imperfeitas. A recorrência à infância transita ao lado das esperas da mulher madura e suas multiplicidades, segurando a mão dos seres divinos e dos ancestrais amados.
Flávio Paiva - jornalista e escritor

Marisa Biasoli nasceu em Fortaleza (CE), em julho de 1956, numa casa antiga no centro da cidade, quando ainda havia casas, vizinhos, jardins e quintais. Passou a infância entre a casa do centro, o sítio dos seus avós maternos, na cidade de Messejana, hoje região metropolitana de Fortaleza, e a casa dos seus avós paternos, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Adorava subir em árvores, em especial nas mangueiras, para ler, escrever e olhar o mundo lá de cima. Distribuía entre a família e os amigos mais próximos um pequeno jornal editado por ela, usando cópias em carbono, com histórias e comentários sobre as notícias do dia a dia. Em 1981, lançou o seu primeiro livro de poesias, Em silêncio, em coautoria com a escritora Cidinha Fonseca, e dois anos depois, em 1983, dessa vez num voo solo, o livro de poesias Noite adentro, quando, por ocasião do lançamento, fez a apresentação dos poemas em forma de teatro. Participou do grupo literário Comboio – Vida e Arte e publicou poemas regularmente nos cadernos de literatura dos jornais O Povo e Diário do Nordeste, de Fortaleza. Após quarenta longos anos, está de volta, agora com Olho-d’água. Costuma dizer que são poemas da maturidade, sem perder o cheiro, o prazer e o jeito doce da eterna infância.

Serviço:

Olho-D'Água
Poemas
Marisa Biasoli

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6380-7
Formato 14 x 21 cm
68 páginas
1ª edição - 2023
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home