NOSSA SENHORA DOS FRACASSADOS / Alexandre Gennari

Nossa Senhora dos Fracassados é um livro de autoajuda às avessas. Em vez de revelar dez passos para o sucesso, sugere que o próprio leitor estabeleça seu conceito de sucesso e fracasso, independentemente dos padrões tiranos estabelecidos pela sociedade, da busca de sucesso a qualquer preço; que encontre suas próprias “veredas” para sobreviver aos aspectos naturalmente depressivos da vida, não por meio da negação, mas da aceitação e catarse.

Uma conversa em mesa de bar aproxima um jovem idealista de um poeta de meia-idade em crise. Enquanto um fala sobre sua participação em manifestações populares, o outro discorre sobre sua carreira literária e seus amores do passado. Aos poucos vão descobrindo que uma tragédia anunciada se avizinha. Ser artista é estar com as antenas sintonizadas com os acontecimentos que traçam as rotas da humanidade, como sentenciou o poeta Ezra Pound.

Em seu novo livro, Nossa Senhora dos Fracassados, Alexandre Gennari apoia-se nos sintomas patológicos de uma sociedade doente. Seus pontos de partida (sim, nunca foi inteligente ter apenas um) se somam às muitas visões do Brasil já elaboradas por incontáveis escritores e pensadores do país. Mas questões comuns e muito conhecidas do imaginário brasileiro afastam o relato de um tom profético e aproxima-o de uma construção mais jornalística que coloca o leitor frente a frente com as recentes movimentações políticas do país. Ao explorar tais instabilidades políticas e sociais, Gennari desenha os universos subjetivos de seus personagens como reflexos das questões impostas pela sociedade capitalista, costurando com destreza as relações entre as duas perspectivas, e garantindo a fluidez do livro sem permitir que o relato caia numa espécie de protesto ou num discurso gasto. Mas é a profundidade passional do relato (ou humana, de um modo mais amplo) que impede que o livro seja datado ou condenado à passagem do tempo. Nossa Senhora dos Fracassados focaliza retratos pulsantes de nossas vidas, mais preocupados em testemunhar do que em sentenciar qualquer experiência do mundo contemporâneo.
Camilo Frade

Alexandre Gennari é escritor, roteirista e palestrante. Nasceu em São Paulo (1963) e hoje vive na cidade histórica de São Luiz do Paraitinga, onde foi Diretor Municipal de Cultura. Estudou jornalismo (PUC-SP) e cinema (Anhembi Morumbi). Viajou por grande parte do Brasil (anos 1980) trabalhando como coordenador de eventos e viveu nos EUA (anos 1990). Foi cartorário, vitrinista, marketeiro, empresário, pecuarista, muambeiro e vendedor. Foi apresentador do quadro “Filmoteca do Roteirista” (TV Mantiqueira) e criador do site Webwritersbrasil (2001). É autor dos livros Os sons do Divino e o espírito santo do silêncio (contos), Descaminho – O sorriso do gato e Descaminho – A boca do cachorro (romances), A onça eu engoli inteira (infantil). Escreveu os roteiros dos filmes “Os sons do Divino e o espírito santo do silêncio” e “Ouço passos no escuro”, e do documentário “Roupa de baixo” (melhor curta-metragem do Festival MixBrasil 16 e finalista do prêmio Canal Brasil).

Serviço:

Nossa Senhora dos Fracassados
Alexandre Gennari

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-5106-4
Formato 14 x 21 cm 
180 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$ 39,00

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Portal do Escritor 
Divulgação de Autores e Livros da Scortecci

FALE CONOSCO

 
Nipotech