DA CORPORALIDADE LÚDICA À LEITURA SIGNIFICATIVA / Claudemir Belintane

POR QUE LER ESTE LIVRO? Avaliações oficiais confirmam que mais da metade dos alunos das escolas públicas brasileiras não conseguem atingir níveis de leitura suficientes para prosseguir seus estudos. Em nossas avaliações comprovamos que, mesmo em escolas privadas de bom nível, a consolidação da leitura fluente e significativa ainda é um grande problema. Seria possível mudar tal quadro? Seria possível alfabetizar e ensinar a leitura de modo a diminuir esses incômodos percentuais? Este livro, ao longo de seus três capítulos, assume esse desafio, questionando teorias, metodologias e modos de organização do trabalho escolar e propondo novas estratégias.

Procura mostrar e comprovar as vantagens de uma pedagogia que leve em conta a corporalidade (palavra-valise que une os conceitos de corpo e de oralidade) e a atuação do(a) professor(a) como ponto-de-giro (reformulação do conceito de escuta especialmente para a alfabetização) para lidar com a heterogeneidade das turmas. Oferece um grande conjunto de estratégias e atividades cujo objetivo é recobrir o percurso que vai da descoberta do alfabeto à leitura fluente e significativa. Por fim, rediscute teorias de leitura e cria uma tipologia dos modos de envolvimento subjetivo com a dinâmica da escrita, procurando concentrar esforços na busca de um escopo teórico verdadeiramente aplicado às séries iniciais, à infância, mais precisamente à infância brasileira. É uma obra elaborada a partir do chão da escola.

Este livro se expande no site do GOLE - Grupo-Oralidade-Leitura--Escrita, onde podem ser encontrados mais textos teóricos, estratégias e atividades práticas que complementam e ampliam as discussões aqui propostas.
http://www.grupo-oralidade-leitura-escrita.com/grupo-gole

Claudemir Belintane é professor-pesquisador da Faculdade de Educação da USP, onde atua desde 1997, pesquisando, ensinando e orientando sobre ensino de linguagem, incluindo literatura, leitura, escrita, alfabetização e letramento. Sua abordagem leva em conta a dinâmica linguagem-inconsciente e procura sempre o contexto brasileiro e regional para ampliar as possibilidades do ensino (daí sua preferência pela cultura oral como base de tudo, “a corporalidade mestiça”). É autor do livro Oralidade e alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento (Editora Cortez, 2013), além de dezenas de artigos que podem ser encontrados no site do GOLE. Recentemente, iniciou-se como autor de livros para crianças (e para... adultos-criança) – está lançando por esta editora o livro Macaco Titaco X Jacaré Cajá. Quem vencerá?, que também se complementa no site do GOLE com um conjunto de atividades práticas cujo objetivo é a busca da leitura fluente e significativa – capaz de lidar com as sutilezas e os poderes da  linguagem.

Serviço:

Da Corporalidade Lúdica à Leitura Significativa
Subsídios Para a Formação de Professores
Claudemir Belintane
Scortecci Editora
Linguistica
ISBN 978-85-366-5084-5
Formato 14 x 21 cm 
200 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$ 30,00

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Portal do Escritor 
Divulgação de Autores e Livros da Scortecci

FALE CONOSCO

 
Nipotech