| 
  
     
    
  
  
    
 Caro leitor, a Coleção História da Ciência abrange diversos temas, os quais versam sobre Matemática, Física, Astronomia, entre outras ciências, além de apresentar tópicos sobre Tecnologia. Este trabalho iniciou-se a partir de pesquisas no campo da História da Ciência realizadas pelo autor e que originaram diversos artigos, os quais, por sua vez, consubstanciam os conteúdos apresentados na coleção.
 | 
| 
  
     
    
  
  
    
 Aprendendo Matemática  - o primeiro de uma série de cinco volumes -
 visa incentivar e despertar o interesse do estudante, já que usa 
métodos originais, procurando mostrar que o aprendizado da Matemática é 
baseado na lógica e não apenas no mero "treinamento" e memorização. | 
| 
  
     
    
  
  
    
 Este manual foi concebido com intuito de fornecer as técnicas do Cálculo aos estudantes de Engenharia e Tecnologia. O grande número de exemplos e exercícios presentes na obra tende a facilitar o processo de estudo dos alunos, bem como a abordagem dos professores. O livro foi fracionado em capítulos e seções com temas específicos e seguem uma sequência similar às desenvolvidas em um curso regular de graduação, contudo, a estrutura dos capítulos permite abordagens não lineares, de modo que é possível estabelecer um rol de assuntos para estudos de forma modular, cuja finalidade é propiciar o acesso direto à matéria, favorecendo assim a otimização do tempo de estudo.
 | 
| 
  
     
    
  
  
    
 Este livro trata da relação teórica e prática dos professores de Matemática. No decorrer do livro, são apontadas algumas questões históricas, ideias e discussões gerais, incluindo importantes pensadores e suas contribuições que propiciaram a abertura de novos horizontes a respeito da Didática. | 
| 
  
     
    
  
  
    
 "Este manual foi concebido com o intuito de fornecer as técnicas do Cálculo Integral na resolução de problemas comuns aos estudantes de engenharia e tecnologias avançadas. O grande número de exemplos e exercícios presentes na obra tende a facilitar o processo de estudo dos alunos, bem como a abordagem dos professores. [...]" 
 | 
| 
  
     
    
  
  
    
 Este livro contém sugestões de atividades criativas para o ensino de fatos fundamentais. A metodologia utilizada torna a aprendizagem da tabuada mais compreensível, prazerosa e menos temida. Objetiva a construção do conhecimento dos fatos fundamentais, permitindo que o aluno faça descobertas e as compartilhe com seu grupo através de atividades lúdicas.
 | 
| 
  
     
    
  
  
    
 Coletânea de poesias, permeadas por textos em prosa selecionados em capítulos pelos seguintes assuntos:  Uma questão de valores - Neste capítulo a tônica são os valores pessoais necessários ao bom convívio social dentro e fora do ambiente escolar. Reincluindo a Matemática - Manifestações em poesia e prosa que relacionam a Matemática aos demais componentes curriculares do ensino básico.
 | 
| 
  
     
    
  
  
    
 Este livro foi elaborado de modo a atender aos estudantes, bem como aos mestres na abordagem da matemática do ensino médio. O lastro pedagógico presente consiste no estudo e treinamento para os vestibulares de quaisquer instituições de nível superior ou técnico, em especial os vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A obra está fracionada em oito capítulos, os quais foram estruturados a partir da seleção das questões apresentadas. | 
| 
  
     
    
  
  
     
O livro "Matemática para Vestibulares Duros" é um trabalho 
alicerçado nas experiências do autor durante o exercício do magistério 
em diversos níveis ao longo de trinta e cinco anos. O curso está 
lastreado na resolução pormenorizada de questões vestibulares dos mais 
concorridos e prestigiados institutos e universidades do Brasil. Um 
importante atributo desta obra é incorporar a praticidade de conter todo
 o conteúdo exigido nos vestibulares de alto grau de exigência em um 
único volume. 
  
  	
     | 
| 
  
     
    
  
  
     O desafio de ensinar Matemática considera o trabalho desenvolvido em 
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Ressalto a 
valorização moderada do uso de jogos e materiais concretos, em busca de 
um ensino de Matemática em que o aluno possa sentir-se bem ao estudar a 
disciplina e aprendê-la sem o massacre de ter que “decorar” de forma 
brutal os conceitos propostos pelo professor.
 
  
  	
     | 
| 
  
     
    
  
  
     O avanço das tecnologias da informação e de geração de energia, entre 
outras, faz com que a formação de cientistas e engenheiros demande, em 
escala crescente, amplitude das capacidades e habilidades teóricas e 
experimentais. Assim, as equipes de desenvolvimento científico devem ser
 ecléticas quanto ao domínio das diversas teorias científicas, bem como 
dos processos empíricos para além da formação específica do pesquisador.
 
 
  
  	
     | 
| 
  
     
    
  
  
    
 Anatocismo em um financiamento, quanto ao uso da Tabela Price, é um assunto que envolve grande polêmica no mercado de crédito. Ao longo de várias décadas, a dúvida sobre a existência ou não da incidência de juros sobre juros é motivo de discórdia entre partes que permanecem convictas em suas opiniões totalmente opostas.
 | 
| 
  
     
    
  
  
    
 Superação matemática foi escrito para professores buscando aproximá-los das práticas pedagógicas. Apresenta situações matemáticas diversificadas baseadas nas aulas do curso de Matemática (Licenciatura), no contexto do Laboratório de Matemática. O intuito é sugerir algumas ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar os professores no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, com atividades leves, claras e predominantemente lúdicas e utilizando jogos, brincadeiras, curiosidades, quebra-cabeças, desafios e truques.
 | 
| 
  
     
    
  
  
     Tabuada com Astronomia é um livro encantador que combina o aprendizado 
da aritmética com as maravilhas do universo. Através de uma abordagem 
lúdica e divertida, o livro contextualiza operações matemáticas básicas,
 como a tabuada, com fascinantes curiosidades sobre astronomia. Os 
leitores embarcarão em uma jornada pelo Sistema Solar, explorando 
planetas, asteroides e a galáxia Via Láctea, enquanto resolvem problemas
 matemáticos.
 
  
  	
     | 
| 
  
     
    
  
  
     O livro diz respeito às dificuldades dos professores de matemática na 
detenção da atenção e interesse dos alunos num mundo gamificado de 
ensino. Nesse contexto verificou-se a possibilidade de se trabalhar a 
matemática de maneira diversificada. E assim, através de jogos, 
desafios, história e curiosidades, dentre outras modalidades, 
desenvolver o raciocínio lógico para lidar com situações e problemas.
 
  
  	
     | 
| 
  
     
    
  
  
    
 "De que forma pessoas com cegueira congênita concebem conceitos de triângulos, simetria e quadriláteros? A segunda parte deste livro responde a esta questão utilizando, após adaptação para cegos, o método Van Hiele de Ensino de Geometria. Todavia, a obra não se destina apenas aos docentes que tenham alunos com deficiência visual incluídos na escola regular. [...]" 
 |