EDUCAÇÃO MATEMÁTICA / Alexandre Souza de Oliveira
 Nesta obra, Alexandre Souza de Oliveira apresenta nove textos relacionados à Educação Matemática, selecionados de sua competente produção intelectual como pesquisador. Seus objetivos são divulgar os resultados de suas investigações sobre o tema não só para outros pesquisadores e professores de matemática da Educação Básica e Superior, como também para formadores de professores, e aproximar o leitor dos conceitos matemáticos, instigando-o a refletir sobre as questões abordadas e relacioná-las com o cotidiano escolar/acadêmico.
Nesta obra, Alexandre Souza de Oliveira apresenta nove textos relacionados à Educação Matemática, selecionados de sua competente produção intelectual como pesquisador. Seus objetivos são divulgar os resultados de suas investigações sobre o tema não só para outros pesquisadores e professores de matemática da Educação Básica e Superior, como também para formadores de professores, e aproximar o leitor dos conceitos matemáticos, instigando-o a refletir sobre as questões abordadas e relacioná-las com o cotidiano escolar/acadêmico. 

 
  
  
  
  
  
  
 
 Nosso trabalho  indica que é preciso olhar as emoções e afetividade que se estabelecem nas relações humanas dentro da escola. Esse olhar muda o foco das emoções não como desorganizadoras do comportamento e da aprendizagem, mas como caminhos do que está ocorrendo com as crianças no seu processo de aprender e das relações que se estabelecem embasadas pela concepção que razão e emoção estão interligadas. Nesse caminho, podemos minimizar a solidão de milhares de crianças que não sabem ler.
Nosso trabalho  indica que é preciso olhar as emoções e afetividade que se estabelecem nas relações humanas dentro da escola. Esse olhar muda o foco das emoções não como desorganizadoras do comportamento e da aprendizagem, mas como caminhos do que está ocorrendo com as crianças no seu processo de aprender e das relações que se estabelecem embasadas pela concepção que razão e emoção estão interligadas. Nesse caminho, podemos minimizar a solidão de milhares de crianças que não sabem ler. O papel do diretor de escola é projetado enquanto formador do grupo de educadores para a realização do currículo. A gestão compõe o movimento de gestação do projeto político pedagógico e se realiza no processo de desvelamento das práticas cotidianas incorporando novas formas de pensar, sentir e agir.
O papel do diretor de escola é projetado enquanto formador do grupo de educadores para a realização do currículo. A gestão compõe o movimento de gestação do projeto político pedagógico e se realiza no processo de desvelamento das práticas cotidianas incorporando novas formas de pensar, sentir e agir. Como ensinar mais e melhor aos nossos alunos? Como integrar conhecimentos, habilidades, competências e valores numa era tecnológica? O que fazer para que o aluno "aprenda a aprender", "aprenda a fazer", "aprenda a compartilhar" e, sobretudo, "aprenda a ser"? Nesta obra, são apresentadas as contribuições de grandes pensadores da Educação, clássicos e contemporâneos, discutindo aprendizagem, cooperação, solidariedade, competências e relacionamentos interpessoais.
Como ensinar mais e melhor aos nossos alunos? Como integrar conhecimentos, habilidades, competências e valores numa era tecnológica? O que fazer para que o aluno "aprenda a aprender", "aprenda a fazer", "aprenda a compartilhar" e, sobretudo, "aprenda a ser"? Nesta obra, são apresentadas as contribuições de grandes pensadores da Educação, clássicos e contemporâneos, discutindo aprendizagem, cooperação, solidariedade, competências e relacionamentos interpessoais.