 2018 foi um ano para lá de tumultuado. Estou convencido também de que 2018 poderá ser o começo da reinvenção de um novo Brasil, se nossos muros de Berlim forem derrubados. O arcabouço institucional de nossa organização democrática me parece cheio de rachaduras, envelhecimento precoce. Há que se pensar em novo modelo que coloque o poder nas mãos do povo, este mesmo povo que lhe dá origem.
|
 O livro A fúria de papéis espalhados é uma coletânea de textos de não ficção (da área de Ciências Humanas e Filosofia) produzidos entre o final da década de 1990 e o ano 2004, quando Darlan Zurc atuava como crítico e era bastante influenciado pelo estilo ácido e enciclopédico do jornalista Paulo Francis (1930-1997), além de outros autores. A influência continua, mas ele deixou em segundo plano esse combate intelectual atroz. Os temas escolhidos na ocasião foram tratados com desembaraço e veemência — a exemplo dos artigos “Paulo Coelho vende mais porque é fresquinho” e “Três excrementos” —, mantendo o vigor ainda hoje.
|
CONCEITO X CONCEITOS & A REALIDADE é uma obra sobre o comportamento humano, que arraigados aos temas políticos sociais do passado e do presente, eleva-nos a sopesar os compromissos com o futuro.
|
Filosofia à Brasileira vem com a função de fornecer elementos para um debate amplo a respeito de questões variadas, das mais simples às mais profundas, das mais corriqueiras àquelas nunca antes debatidas ou pensadas, e tudo isso com um tempero bem brasileiro, uma linguagem acessível e uma abordagem agradável dos variados assuntos.
|
O livro Filosofia e Vida: Diálogos entre Amigos, de autoria de João Uilson e Ronilson Lopes, é uma coletânea de cartas que abordam diversos conteúdos filosóficos, como a existência humana, ontologia, amizade, felicidade, espiritualidade, política, estética, educação, conhecimento e outros.
|
 Se operas ainda luzes solares até as enervas da noite na nossa historia se saberes ser seus autônomos mentais somos a nosso principium a singularidade vital elã que origina as séries temporais desde a intuição mental até a criação mais viva do que somos enquanto ainda seres humanos memoria nossa específica mais atual.
|
O materialismo histórico tem como referência fundamental Karl Marx, o responsável por sua elaboração. A concepção materialista da história teve pouco desenvolvimento e aprofundamento após seu momento inaugural com Karl Marx, pois poucos autores foram além de reproduzir suas contribuições. Uma das raras exceções é Karl Korsch (1886-1961).
|
 No presente livro, o autor almeja prestar uma homenagem consciente, resultante de um sentimento de profundo respeito, a Karl Marx, que, para o mundo intelectual, foi considerado, com justiça, um dos maiores pensadores da humanidade. Descobriu a lei específica que move o atual modo de produção.
|
 Uma reflexão objetiva sobre as prioridades da humanidade como espécie
dentro do século XXI. Com as informações científicas obtidas através da
geologia, paleontologia, astronomia, climatologia e biologia, temos
certeza de que o foco da atual agenda mundial na proteção aos
ecossistemas existentes no planeta é o caminho para perpetuar nossa
espécie?
A resposta é não. É um equívoco acreditar que o planeta Terra sempre foi o Jardim do Éden descrito no livro de Gênesis.
|
O Paradigma das Cavernas é uma obra que procura apresentar reflexões e análises sobre a condição humana diante dos desafios do conhecimento e das escolhas. Há também importante reflexões sobre paradigmas, verdade, alienação, certezas, valores, ignorância, liberdade e escolhas.
|
Os Ensinamentos de Cristo faz uma análise que parte dos elementos morais e éticos que brotam naturalmente dos ensinamentos de Jesus e que constam nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. O objetivo da obra literária é fazer com que o leitor aprofunde seu conhecimento e exerça uma opinião crítica sobre o tema.
|
Mergulhe no universo fascinante da história humana, com suas crenças, religiões e fanatismos. Como se desenvolveram as religiões ocidentais e seus mitos? Conheça uma lista de diversos messias e profetas mundiais desde milênios, com um apanhado de suas vidas e ambições. Muitos deles vieram e se foram, qual é o seu legado?
|
Este livro aborda a beleza como manifestação e esplendor originário do
ser. Na Idade Média se reconheciam passivamente o "unum", o "bonum" e o
"verum" como transcendentais, enquanto, sobre a "res", a "aliquid" e o
"pulchrum", não havia unanimidade. Foi Felipe "II Cancelliere"
(1160-1236), no século XIII, quem inseriu a beleza entre os
transcendentais.
|
Jeremy Bentham é considerado pelos seus biógrafos como um filósofo esquecido, desprezado e injustiçado, tratado com ferrenhas críticas por seus opositores, quase sempre desconhecedores do conjunto de sua obra. Bentham é admitido como um inspirador de reformas da legislação, implantando efetivamente mais de trinta alterações nas leis inglesas, além de ter sido um defensor dos direitos das minorias discriminadas.
|
Este livro classifica-se como drama fictício, com um "toque" de filosofia e existencialismo. É o relato sobre um grupo de jovens ambientalistas que se depara com questões de sua própria existência no mundo. Trata-se da história de jovens que se sentem impelidos a dar um significado à vida e ao meio ambiente.
|
Esta autobiografia intelectual é uma versão expandida de um memorial aprovado em concurso. A atual versão é aqui publicada devido ao seu interesse didático. Questões fundamentais da filosofia contemporânea, como as do significado, da verdade, da definição de conhecimento e do ceticismo.
|