A INTELIGÊNCIA BIOLÓGICA / Silvana Vignini

Ao longo deste trabalho e numa linguagem também acessível ao público que não tenha, necessariamente, formação na área de Saúde, foram reunidos e comentados diversos textos (a maioria dos quais traduzidos de outros idiomas), relacionados a pesquisas e novas abordagens da ciência,  sob uma perspectiva mais integrada e sistêmica dos processos vitais e sistemas vivos.

A SEXTA HORA / Rinaldo Santori

A obra se baseia no antigo Livro Tibetano dos Mortos, ou Bardo Thödol, onde descreve, paralelamente ao itinerário da alma no além-túmulo, uma série de reflexões, fundadas na experiência profissional do autor, e na sua vivência dentro de um mosteiro budista, entre 2004 e 2005.

APROXIMAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE / Ana Maria Salomão Prizendt

O propósito do livro, que você tem em mãos, leitor, é apresentar uma síntese dos principais conceitos do Novo Paradigma da Ciência; o qual apresenta-se ao século XXI como urgência prática quanto ao salto de qualidade dos seres humanos em seu processo de transformação individual e social. Os temas abordados pertencem a várias ciências: Física Quântica, Biologia, Neurofisiologia, Psicologia, Educação em Valores Humanos, até o ponto em que a Espiritualidade se manifesta.

BIOESTATÍSTICA E VALIDADE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Os profissionais da área biomédica que se envolvem com pesquisas sentem a necessidade de ler ou escrever artigos científicos e são impelidos fatalmente a entrar em contato com a Bioestatística. Apesar de outras experiências que possam ter, dependendo do modo como se dá um primeiro contato, pode ocorrer alguma antipatia com a disciplina, resultando em traumas cuja recuperação é, usualmente, é difícil. Não se pode negar que os problemas envolvidos pela Bioestatística podem conter um grau de complexidade às vezes elevado.

DIVINOS OU NÃO? ENGANADORES OU SIM? / Maurício L'Annoncé Barsil

Verdades veladas, então reveladas. Em seu livro anterior, Rio de Janeiro. Depósito de Fósseis ou Mega Esculturas?, Maurício L'Annoncé nos trouxe sua crítica histórica Azteca, nos despertou o interesse pela filosofia dos Toltecas e pelo esoterismo, por ele aprendido após um longo e profundo estudo. Atiçou nossa curiosidade no desfecho de seus sonhos reveladores, ricos de detalhes os mais estranhos, apresentou resultados de suas pesquisas arqueológicas, com suspeitas e evidências de obras gigantescas, de um passado mais do que remoto.

ENSAIOS PANFLETÁRIOS / Ellis Wayne Brown

Há algum tempo o autor tem levantado questões para si mesmo sobre o mundo no qual vivemos, sendo instigado pela curiosidade e o sentido de autorrealização, e alimentado pela observação, a imprensa, a pesquisa bibliográfica e a miríade de referências postadas na internet. Descobriu muito rapidamente que quase tudo pode ser argumentado por inúmeras perspectivas diferentes, dependendo do interesse de cada proponente e debatedor, o que gera uma enorme confusão quando se busca a neutralidade ideológica e o equilíbrio pragmático.

MARE NOSTRUM / Luiz Auricchio

Através dos tempos, a tendência natural do ser humano é de mitificar os personagens, minimizando seus defeitos e aumentando  suas virtudes, bem como de sublimar os acontecimentos elidindo seus aspectos negativos, dando origem então à lenda. Talvez seja por isto que a IMIGRAÇÃO ITALIANA é amiúde  apresentada como epopeia gloriosa, em que surgem figurantes gorduchos em cenários maravilhosos, devorando generosas macarronadas, bebendo copázios de vinho e dançando alegres tarantelas.

PLANETA EXPERIMENTAL / Paulo Eugênio Mendonça de Anunciação

Este ensaio é uma cosmovisão sobre a nossa realidade, para nos ajudar a entender melhor o enigma da existência humana – mistério que envolve conhecimentos integrados das Ciências Humanas e das Ciências Naturais. De maneira provocadora e honesta, ele usa argumentos científicos, mas não é um texto de Ciência; usa argumentos filosóficos, mas não é um texto de Filosofia; usa argumentos teológicos, mas não é um texto de Teologia – por isso, é um texto holístico. Não de ficção científica nem de divulgação científica, mas sim, um ensaio cuja cosmovisão poucos da área acadêmica ousam abordar.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home