VIDAS PARALELAS À GUERRA DO PARAGUAI / Maria do Carmo Slavik

Maria do Carmo Slavik, que nos apresenta, para especial deleite, este Vidas Paralelas à Guerra do Paraguai, com tintas autobiográficas, é escritora de primeira linha. Produtora de seu próprio trabalho, não se detém as dificuldades que se apresentam; é verdadeira operária das letras. E que o epíteto não seja mal interpretado: João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa e Mário de Andrade, só para ficar em alguns, também o foram.

Nesta produção que sua verve literária concebeu, Maria do Carmo apresenta-nos verdadeira crônica histórica, que se refere à determinação de um povo. A Guerra do Paraguai e a resistência de São Borja são mostradas, não apenas como referência histórica, mas com o desnudamento de personagens humanos que se mostraram heroicos. Sua crônica revela-se cômica, dramática, triste, épica. Mas, sobretudo, humana e otimista, a partir de questionamentos das posturas de bravas pessoas. A mais delas, parece-me, encontra guarida na figura de D. Joaquina, que conduz, indelevelmente, a narrativa.

E é na bravura e determinação de D. Joaquina que nos vemos um pouco, senão como somos, como deveríamos ser: vestir-nos de coragem e de bravura frente às agruras a que somos submetidos. Maria do Carmo, em seu poético escrito, convida-nos a tomar uma postura de reflexão frente às adversidades do mundo. Boa leitura!
Hosaná Dantas - Diretor cultural da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo: AFPESP

Maria do Carmo Naud Slavik é natural de São Borja (RS), radicada em São Paulo há muitos anos, e casada com Miroslav Slavik, cidadão da Capital Tcheca. Fez o curso de Magistério, na Escola Normal do Sagrado Coração de Jesus (das Irmãs) na cidade de Ijuí (RS). É Bacharel em Fisofia. Possui licenciatura plena em Filosofia, Psicologia e História. Cursou Comunicação Social como Pós-Graduação na Faculdade Cásper Líbero, SP. Foi, durante muitos anos, professora efetiva da disciplina de Filosofia da Escola Estadual Caetano de Campos, SP, e em outras escolas de ensino oficial. Aposentada, dedica-se a escrever, tendo colaborado em várias antologias.

Serviço:

Vidas Paralelas à Guerra do Paraguai
Maria do Carmo Slavik
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-2728-1
Formato 14 x 21 cm 
104 páginas
1ª edição - 2012
Preço: R$ 20,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home