O LÍDER / Waldir de Luna Carneiro

Um diletante das letras. É assim Waldir de Luna Carneiro: amador no sentido mais belo da palavra. Um amante da dramaturgia, enamorado do teatro elaborado que transforma e diverte. Não há espaço em jornal impresso que dê conta da vida desse contador de histórias. Responsável pela percepção crítica de várias gerações de grupos de teatro do sul de Minas, o jornalista e dramaturgo é nome dos mais homenageados do teatro mineiro.

 Sua contribuição à cultura lhe valeu, entre tantos outros prêmios, a Medalha da Inconfidência em 2002. As influências em suas obras são muitas: William Shakespeare, Gilbert Keith Chesterton, Giovanni Papini, Federico Garcia Lorca e Millôr Fernandes. Combinação assim, por influência e paixão, não é de surpreender que religião, política e família sejam pratos prediletos da boa dramaturgia.
Jefferson da Fonseca Coutinho - Diretor, professor, ator, roteirista. - ?Estado de Minas?, 20.06.2010

Líder do passado, abandona a política e vai residir em sua terra natal. Assediado por antigos correligionários, seduzido pelo ambiente, cai num vespeiro de intrigas. ?É mais fácil encontrar mulher resignada a envelhecer do que um político resignado a deixar a cena.?
(Amado Nervo)

?Ninguém pode adotar a política como profissão e continuar sendo a mesma pessoa.?
(Francis Bacon)

?O político que se habitua aos aplausos da multidão é o pior dos intoxicados.?
 (Gustavo Barroso)

?O adversário só começa a ser temível quando começa a ter razão.?
(Jacinto Benavente)

A política não é uma ciência matemática: em política nem sempre é verdade que dois e mais dois fazem quatro, nem que a linha reta seja a mais curta.
(Folco Masucci)

Um autor que sabe contar uma história para o palco, personagens que se movem com desenvoltura, cada qual muito bem fixado por minúcias individuais de diálogos e situações. O universo vivido pelo seu teatro são divertidos flagrantes da vida interiorana, extraindo delas efeitos humorísticos  de uma variedade de temas e situações.
Carlos Fonseca - ?Jornal de Letras?, Rio, 1983.

Serviço:

O Líder
A Comédia Política
Waldir de Luna Carneiro
Scortecci Editora
Teatro
ISBN 978-85-366-2565-2
Formato 14 x 21 cm 
100 páginas
1ª edição - 2012
Preço: R$ 15,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home