CELY, A MENINA POESIA / Aynin Mayuma

A poesia e o sonho não necessitam de uma idade. Cely, a menina-poesia, em nome da poesia que carrega no íntimo de sua alma, muda a história da sua vida e a história da vida dos que a envolvem em laços de família e de amor. Esta história ensina às crianças, aos jovens e aos adultos que o amor, a esperança e a alegria precisam ser maiores do que a dor e o sofrimento.

Cely, apesar de ser tão jovem, vence com muita sabedoria as lembranças do sofrimento. Ela se agarra ao sonho, luta por ele e vence com a dignidade e a honestidade necessárias para uma trajetória vitoriosa, porque Cely ensina, sobretudo, que vencer não é apenas chegar a algum lugar ou em primeiro lugar, mas chegar a algum lugar reconhecendo os aprendizados a partir do que foi vivido, sentido e superado. Que esta história desperte em cada leitor e em cada leitora o sonho que neles existe e permita a todos aprender e se emocionar com a trajetória de vida de uma menina, que desde muito cedo foi desafiada a compreender alguns ensinamentos que a vida propõe.

A singularidade de Cely é a poesia. O amor e envolvimento dela com a poesia conduzem sua alma poeta a atravessar os ares do céu e a voltar mais forte. É por essa força divina, a poesia, que ela vive e encontra sentido para construir sua caminhada. De maneira muito precoce, a Menina-Poesia desvenda os signos de sua missão e percebe que somente ela será a responsável por sua alegria ou sua dor. Escolhe, pacientemente, a alegria. Ao invés de lamentar, de sofrer, escolhe declamar. Seus versos choram, porque afinal a doce menina vive momentos trágicos e quase fatais, mas quando seus versos choram, são muito mais o choro de quem glorifica a chegada, a caminhada cumprida. Seus versos são, na verdade, o sorriso cândido de quem compreende que precisamos de um sonho para viver, da esperança e do amor para vê-lo nascer e fazermos feliz quem nos acompanha nesta vida.
Aynin Mayuma - (Vanuza Souza Silva)

Vanuza Souza Silva usa o nome literário Aynin Mayuma, é natural de Recife (PE) e reside atualmente em Campina Grande (PB). É licenciada em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutoranda em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professora substituta pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó/CERES-UFRN; atuou como professora de História na Faculdade Católica Santa Teresinha em Caicó e trabalhou na Universidade do Vale do Acaraú como professora de História. Atualmente é professora substituta pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Departamento de História. Em 2010, a autora foi classificada em primeiro lugar no 6º Prêmio Construindo Igualdade de Gênero, com o artigo ?Lourdes Ramalho: Performances de Gênero na Dramaturgia Nordestina?, promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq) e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (UNIFEM). Publicou o seu primeiro livro Gostar de Ler a Vida! em 2010. Cely, a menina-poesia é seu segundo livro publicado.

Serviço:

Cely, a Menina-Poesia
Aynin Mayuma
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2272-9
Formato 14 x 21 cm 
116 páginas
1ª edição - 2012
Preço: R$ 25,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home