O LADO DESCONHECIDO DA FORTALEZA DE SANTA CRUZ (RJ) / A. P. Maryan

À margem da História é que nos deparamos com pequenos detalhes quase apagados pelo tempo e dispersos na longa estrada do passado. A descoberta desses pequenos e instigantes detalhes é privilégio exclusivo dos pesquisadores e historiadores que se empolgam ao abordarem fatos e personagens ligados à História, cujo valor só eles detectam.

Muitas vezes desviam-se do ponto central das pesquisas para se concentrarem em pormenores aparentemente insignificantes, relegados a segundo plano, mas que para eles são muito especiais. Quando bem identificados e bem trabalhados, tornam-se subsídios valiosos para histórias da História (como aconteceu com ?La Salle, o Fugitivo da Fortaleza de Santa Cruz, RJ?), sem perder contudo sua autenticidade, ao distanciarem-se cuidadosamente da frieza e insipidez dos documentários.

No caso em questão, sempre enfocando uma época remota da misteriosa Fortaleza de Santa Cruz, RJ, veio à tona o nome de vários prisioneiros ? mercenários alemães ? que lá cumpriam severas penas por diversas transgressões militares, mas, com a complacência do Imperador D. Pedro II, alguns eram perdoados. Entra em cena também a sangrenta Campanha de Canudos 1896/ 1897, ainda que de passagem (neste caso), ao se constatar a ida de seus artilheiros para o alto sertão baiano, já  que naqueles idos a FSC era uma das mais bem equipadas, tanto em efetivos como em armamentos. Daí em diante o pesquisador envolve-se em pequenos dramas pessoais (dentre muitos) que valem como pequenas e comoventes mensagens, sem deturpar a verdade e sem partidarismo.

A Campanha de Canudos, meio escondida na História-Pátria, quanto mais se lê, mais se nota a falta de uma peça num sangrento quebra-cabeças. Mas, deixando de lado a lógica militar, a lógica fanático-religiosa, voltamos aos detalhes que são inesgotáveis. Pedimos licença à História para, depois de 100 anos, nos rendermos a um drama quase esquecido, de lágrimas, sangue e barbárie, indiretamente ligado a essa fortaleza.

Serviço:

O Lado Desconhecido da Fortaleza de Santa Cruz (RJ)
À Margem de sua História
A. P. Maryan

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-1335-2
Formato 14 x 21 cm 
244 páginas
4ª edição - 2011

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home